class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165642 node-type-noticia">

            

TMB aposta em Teatro Escolar

Ter, 27/02/2007 - 10:38


Na próxima quinta-feira, a Escola Secundária Emídio Garcia sobe ao palco do TMB para representar o espectáculo “As Cores do Mundo” e, subsequentemente, polarizar valores e conceitos universais, bem actuais.

Aproveitando, também, a iniciativa da Mostra de Teatro Escolar, o Teatro de Estudantes de Bragança apresenta “O Armazém”, dois dias depois. A peça foca o fim de uma viagem sem regresso, sendo o armazém um espaço de farsa e tragédia.
Por outro lado, no dia 8 de Março, os alunos dos cursos de Animação Artística, Animação e Produção Artística e Professores do ensino Básico – 1.º Ciclo da Escola Superior de Educação de Bragança integram a Mostra de Teatro com “Peças Curtas, Vistas Largas”, um trabalho realizado nas disciplinas do Departamento de Expressão Dramática e Teatro.
O Grupo de Teatro da Escola Secundária Abade Baçal aproveita a oportunidade da Mostra e representará, no próximo dia 10, o Texto de José Saramago, “Que farei com este livro?”. Esta peça aborda a epopeia dos portugueses no século XVI e a maior epopeia literária portuguesa de sempre: Os Lusíadas.
17 de Março é a noite da Escola Secundária Miguel Torga, que irá construir dramaticamente as obras: “Terra Firme” e “O Saco das Nozes”, de Miguel Torga e Pires Cabral, respectivamente. Esta peça homenageia dois expoentes máximos da literatura transmontana.
Dentro de outro plano, a Ópera Estatal de Jarkov viaja até ao TMB, no próximo dia 24, para apresentar as geniais obras de Tchaikovsky, Rossini, Verdi, entre outros.
No dia 27 de Março, a companhia Teatro Garagem andará às voltas com o suicídio, numa peça inserida no Festival Internacional de Teatro.
Por último, no próximo dia 30, o diário XVI de Miguel Torga é revisitado pelo actor Gonçalo Alegria e os coniventes Gonçalo Alegria e André Godinho.