Tiago Monteiro no pódio

PUB.

Ter, 21/06/2005 - 16:13


Tiago Monteiro entrou para a história da Formula 1, ao conseguir o seu primeiro Pódio no Grande Prémio dos Estados Unidos da América, classificando-se logo a seguir aos Ferrari de Michael Schumacher e Rubens Barrichello.

As três equipas que são fornecidas pelos pneus Bridgestone foram as únicas a participar, já que os 12 carros equipados com Michelin alinharam na pré-grelha, mas depois foram para a linha das boxes e recolheram às garagens, devido a forte desconfiança nos seus pneus. Com a sua grande regularidade, Tiago Monteiro voltou a cortar a linha de meta colhendo seis pontos e o melhor resultado de sempre de um piloto português na F.1.
Foram os primeiros seis pontos do piloto português no Campeonato que o colocam na 13ª posição da tabela do Mundial de pilotos e dão à Jordan o direito de ter as viagens pagas pela organização da Fórmula Um na próxima temporada, o que representa uma grande fatia do orçamento da equipa. Depois de terem passado por momentos muito complicados com os pneus desde o início do campeonato, quer a Ferrari quer a Jordan, participaram na corrida com todo o direito e não tinham de ser prejudicados pelos erros que o outro construtor de borrachas cometeu. No caso particular de Tiago Monteiro, sofreu bem na pele nos Grandes Prémios do Bahrain e do Mónaco, onde teve de aguentar um carro muito difícil de guiar até cortar a linha de meta.
Foi uma grande oportunidade também para se falar de Portugal e do grande trabalho que o nosso representante tem vindo a desenvolver na Formula 1. Este resultado, leva-o a ser o penúltimo piloto a disputar a Qualificação do Grande Prémio de França de Formula 1. Ainda esta semana, já na próxima Quinta-Feira em Barcelona, Tiago Monteiro vai estrear o novo carro Jordan EJ15B Toyota, em testes.
Recorde-se que o piloto tem raízes no distrito de Bragança, já que é filho de uma empresário oriundo do concelho de Mirandela