class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164059 node-type-noticia">

            

Terra Flor reforça aposta na olivicultura

Qui, 29/06/2006 - 10:22


A organização da quarta edição da Terra Flor, Feira de Produtos e Sabores de Vila Flor, continua a apostar no azeite como produto principal deste certame. Esta foi a ideia deixada pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Flor (CMVF), Fernando Barros, durante a apresentação desta feira que vai decorrer de 13 a 16 de Julho.

A Terra Flor, que visa promover produtos da região, inclui na sua montra deste ano produtos como o vinho, fruticultura ou horticultura, e, particularmente, cabrito transmontano e borrego terrincho, além do tradicional azeite. A escolha, segundo Fernando Barros, visa “valorizar o consumo da carne da região e trazer mais lucros aos nossos produtores”.
Também no sector frutícola, o autarca espera que sejam concretizados negócios. “A partir deste certame, os produtores de fruta já realizaram contactos no sentido de vender parte da sua produção à Sonae”, reforçou o responsável.
No seguimento desta aposta, vai ter lugar um ciclo de seminários sob diversos temas, como a olivicultura, a vitivinicultura no Douro Superior e a política de desenvolvimento rural 2007-2013.

Restaurante com sabores regionais
Outra das novidades introduzidas na feira é a presença do restaurante Terra Flor, onde os preços serão superiores aos praticados dentro e fora do certame. No espaço serão confeccionados, apenas, produtos regionais e o número de refeições estará limitado a 40 por almoço e jantar.
O estabelecimento de restauração, promovido pela Confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro, vai contar com uma equipa de profissionais, pelo que “a qualidade deste restaurante está garantida”, referiu Fernando Barros.
Este evento, na óptica do presidente da autarquia, Artur Pimentel, representa “um desejo de que esta terra caminhe em frente”. Para isso, acrescentou o edil, “ a alavanca terá que ser a agricultura”.
O orçamento da Terra Flor 2006 ronda os 220 mil euros e prevê a presença de 170 produtores, 60 dos quais com produtos e sabores da região, exclusivamente.
A animação musical da Terra Flor estará a cargo, na quinta-feira, de Quim Barreiros. No dia seguinte, vai subir ao palco Boss AC, ao passo que, no sábado, Tony Carreira animará os visitantes do certame. Finalmente, o encerramento da feira caberá a Mónica Sintra.