Tecnologia e Gestão em foco

PUB.

Ter, 16/05/2006 - 14:37


As áreas da Tecnologia e da Gestão deram o mote para os seminários e palestras que tiveram lugar, na passada semana, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança (ESTIG).

A iniciativa, intitulada “Semana da Tecnologia e da Gestão”, abordou as distintas áreas de formação que compõem aquela escola. Cada dia foi dedicado a temas diversos que foram de encontro aos interesses dos alunos de cada curso nas áreas de engenharia mecânica, electrotécnica, informática, civil, química, gestão e engenharia industrial, informática de gestão, contabilidade e gestão de empresas.
Integrado neste leque variado de actividades, teve lugar, na passada quarta-feira, o Dia Aberto, uma iniciativa diferente que contou com a visita de docentes e de alunos do Ensino Secundário às instalações da ESTIG, assim como um conjunto variado de colóquios.
Henrique Diz, docente na Universidade de Aveiro (UA), deslocou-se à instituição com o objectivo de falar aos jovens acerca do desemprego que afecta milhares de pessoas no nosso País e da gestão em tempos de mudança. “Vim deixar-lhes uma mensagem de esperança”, afirmou o responsável. O recado foca a obrigação e necessidade dos jovens em investir no seu conhecimento. “Não há alternativa para a entrada no mercado de trabalho que não seja a de apostar na formação”, alertou Henrique Diz.
Com o acréscimo do desemprego e a diminuição de ofertas de trabalho em Portugal, a competitividade entre os jovens licenciados aumenta tal como a dificuldade em entrar no mercado laboral. A possível solução passará, assim, pela diferenciação e pela inovação de cada um e, inevitavelmente, pelo investimento no conhecimento e adaptação às novas tecnologias.
As dificuldades, na óptica de Henrique Diz, apresentam-se, cada vez, em maior número aos jovens à procura de emprego. “Vocês têm que começar por baixo e, através da formação, ir progredindo na carreira”, avisou o docente.