Teatro Meridional encena por detrás dos montes

PUB.

Ter, 19/09/2006 - 15:25


O que existirá escondido nos montes e nas vozes graves do Nordeste? Será possível contar histórias de gentes tão fechadas mas com muito para contar? Um segundo bastará para retratar séculos de tradição e cultura? O Teatro Meridional (TM), sedeado em Lisboa, tem a resposta a estas questões.

Dando continuidade à linha programática de criação do espectáculo Para além do Tejo (Prémio Nacional da Crítica, 2004), com referência à região alentejana, o TM propõe um trabalho sobre a região de Trás-os-Montes, através da vivência dos diferentes criadores na região nordestina.
A criação deste espectáculo tem a co-produção do Teatro Municipal e Câmara de Bragança (CMB) e do Teatro Nacional de S. João do Porto.

Making Off exibido num vídeo-documentário

A peça tem estreia marcada para o próximo dia 11 de Novembro no Teatro Municipal de Bragança (TMB) e anuncia ser um sucesso único de bilheteira, quer em Bragança quer em toda a itinerância. Um vídeo – documentário vai fazer delícias neste campo artístico, pois vai desvendar, ao público, os segredos de toda a preparação e montagem da nova jóia brigantina. Não obstante, o documentário terá a sua estreia em Bragança. Miguel Seabra (criador do projecto) avisa: “ganhar prémios é um hábito que gosto de manter”. Pressagia-se, portanto, uma peça invulgar, onde a verosimilhança da cultura transmontana não chega, para este projecto/equipa, reflectir esta singularidade, pois querem muito mais.
A visão transversal da equipa provinciana vai permitir abordar, de dentro para fora, temas como a solidão, desertificação, contrabando e o segredo no nordeste.

Demanda da especificidade cultural transmontana

A identidade cultural portuguesa é a aposta do TM, e Bragança entra no roteiro da cultura mais específica do país. Por isso, o grupo Por detrás dos Montes tem feito algumas viagens ao distrito de Bragança, nomeadamente a Ousilhão, Rio de Onor, Miranda, Chãos, o que denota uma preocupação na busca incessante de momentos únicos duma Vida.
Este programa artístico colocará os intervenientes, e particularmente a CMB e o seu Teatro, nos circuitos de criação e apresentação de grandes eventos culturais, o que por conseguinte, vai dinamizar economicamente, culturalmente e politicamente a cidade e a região.