class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163366 node-type-noticia">

            

“Stop às alterações climáticas”

Ter, 14/03/2006 - 14:37


“O nosso objectivo é sensibilizar as pessoas para o problema das alterações climáticas”. Quem o diz é Celso Ferreira, membro da comissão nacional e executiva do partido “Os Verdes”, que esteve em Bragança a dar a conhecer a campanha intitulada “Stop às alterações climáticas”.

A iniciativa consiste na assinatura e na recolha de postais que irão ser, posteriormente, entregues na Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA), em Lisboa, e ao primeiro-ministro, José Sócrates. “Queremos pressionar a administração Bush a rectificar o Protocolo de Quioto e levar o nosso Governo a tomar medidas urgentes relativamente ao tema”, afirmou Celso Ferreira.
Uma das reivindicações dos Verdes é a redução dos preços dos transportes públicos que, segundo o membro do partido, em vez de incentivar as pessoas a utilizar as viaturas colectivas, penaliza-os, contribuindo, assim, para uma maior emissão de gases com efeito estufa. “Os preços deviam ser simbólicos. Desta maneira o número de utilizadores dos transportes públicos aumentava e, consequentemente, diminuía-se a poluição”, defende o responsável.
Para o ambientalista, os políticos portugueses deviam tomar medidas urgentes na prevenção das alterações climáticas e respeitar os protocolos assumidos com Bruxelas. Celso Ferreira defende ainda que, “em vez de pagar quotas poluidores, que representam investimentos avultados, o Governo devia aplicar essas verbas em políticas ambientais amigas dos portugueses”.