class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166169 node-type-noticia">

            

Sons da Terra premiado

Ter, 15/05/2007 - 10:12


O Centro de Música Tradicional Sons da Terra (CMTST) venceu o 13º Prémio Europeu de Folclore Agapito Marazuela. A distinção foi atribuída pelo trabalho dedicado à investigação e divulgação da cultura tradicional no contexto da Península Ibérica.

Segundo escreve o jornal espanhol El Norte de Castilla “o júri teve em conta o forte contributo para a divulgação das expressões musicais espanholas em Portugal”, por parte da Sons da Terra.
O director do CMTST, Mário Correia, considera este reconhecimento como um incentivo para continuar a trabalhar. “Eu sempre acreditei no meu projecto, já que o registo de um legado tão diverso é, sem dúvida, uma herança para futuras gerações, pelo que o reconhecimento do júri só me vai dar mais força para trabalhos futuros,”, afirmou o responsável.
Desde Setembro de 2001, a Sons da Terra já lançou 16 discos onde estão registados os sons dos mais tradicionais gaiteiros da Terra de Miranda e Lombada, na zona de Bragança. Cantos e contos, bem como sons de tamborileiros também integram o espólio desta editora.

DVD sobre as festas do Solstício de Inverno é o próximo projecto do Centro

Toda esta recolha já é reconhecida por vários especialistas, que a definem como um conjunto documental único no panorama da música de raiz tradicional portuguesa.
Num contexto ibérico, o CMTST tem, igualmente, desenvolvido um trabalho de relevo no que diz respeito à divulgação do folclore, a partir da organização de vários festivais.
Segundo Mário Correia, já foram gravadas cerca de 1200 horas de música, ainda que seja editado, apenas, cerca de 20 por cento de todas as recolhas.
“Esta é a maior colecção de música tradicional registada em Portugal e o material está relacionado com os costumes de cada aldeia, que estão a sofrer grandes transformações a nível musical”, explicou o responsável.
No futuro, o CMTST prevê avançar com projectos que passam pela utilização das novas tecnologias com vista à recolha da tradição cultural. O próximo trabalho será a edição de um DVD com as festas do Solstício de Inverno, tradição que mantém uma pureza ancestral e que ficará, assim, imortalizada.