class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167552 node-type-noticia">

            

Solidariedade na Sé

Ter, 11/12/2007 - 11:10


Cerca de 200 crianças desfavorecidas reuniram-se, na passada sexta-feira, para o almoço de Natal oferecido pela Junta de Freguesia da Sé (JFS), em parceria com o restaurante Académico, em Bragança. Desde que arrancou, há nove anos, a iniciativa tem registado um aumento no número dos participantes. “Quando começámos tínhamos 60 crianças e hoje são 200. É um sinal de que algo não está bem, o que nos preocupa”, sublinhou o presidente da JFS, Paulo Xavier.

Os mais pequenos são seleccionados pelos professores das escolas do 1º Ciclo que, contactando diariamente com os alunos, conhecem a realidade de cada um.
Além do acréscimo no número de crianças carenciadas, o responsável sublinha que os casos de pobreza assinalados na freguesia da Sé, também, têm aumentado. “As famílias têm perdido poder de compra e algumas, que até viviam com conforto, não têm conseguido fazer frente às despesas e dívidas, pelo que temos cada vez mais pedidos”, lamenta o autarca.
Para tentar colmatar estas necessidades na época natalícia, a JFS vai distribuir alguns cabazes com produtos de primeira necessidade, como alimentos. “Muitas vezes temos que comprar bens primários para darmos a famílias carenciadas, que não são facilmente detectáveis. A classe média está afectada, perdeu poder de compra e tem registado bastantes dificuldades, até mesmo para comer”, salientou Paulo Xavier.
Após o almoço, os mais pequenos receberam pequenos presentes de Natal, que tornaram o dia num momento inesquecível.