class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163648 node-type-noticia">

            

Sócrates atento à Saúde

Qua, 03/05/2006 - 15:05


Torre de Moncorvo foi o último local incluído no programa do primeiro-ministro, José Sócrates aquando da sua passagem pela região.

Naquela vila transmontana, o governante visitou o Centro e a Unidade Móvel de Saúde e, no final, em jeito de balanço, falou acerca da sua visita ao distrito de Bragança.
Foi, também, durante a sua passagem por Moncorvo que se celebrou um protocolo de cooperação entre a Administração Regional de Saúde do Norte/Sub-Região de Saúde de Bragança, a Santa Casa de Misericórdia e a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.
A iniciativa pretende, entre outros, combater e prevenir as carências das populações face a cuidados de saúde continuados, dispensados durante um regime de internamento. Assim, as entidades envolvidas visam atingir este objectivo através da criação de serviços comunitários de proximidade (articulando centros de saúde, hospitais, cuidados continuados e instituições de apoio social), do planeamento dos equipamentos de cuidados continuados e do reforço o apoio domiciliário de saúde.
A par deste protocolo, José Sócrates salientou, ainda, a prioridade e atenção que o Governo pretende dar aos idosos. “Queremos garantir o mínimo de dignidade aos mais velhos”, assegurou. E, segundo o líder do executivo, este objectivo atinge-se através do combate à pobreza e da instalação de mais equipamentos sociais, como lares e Centros Dia. “Vamos defender um complemento de solidariedade aos idosos e o Sistema Nacional de Saúde vai ser reorientado para uma política de cuidados continuados de saúde”, salientou.
Em jeito de conclusão, o governante referiu que o “objectivo desta visita é assegurar ao povo transmontano um dever de solidariedade nacional”, pois, como sublinhou o líder do executivo, “este território tem, ainda, muito a dar a Portugal”.