Só para maiores de 23

PUB.

Ter, 16/05/2006 - 14:38


Com o objectivo de promover a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), à semelhança de outras instituições, oferece um regime especial de candidatura, destinado a maiores de 23 anos.

O novo projecto vai incidir sobre todas as licenciaturas a funcionar neste estabelecimento de ensino, já sob as características do Processo de Bolonha.
O período de inscrições para a realização das provas estará aberto de 29 de Maio a 9 de Junho. Posteriormente, irão decorrer, de 3 a 21 de Julho, as entrevistas de selecção dos candidatos.
Através deste regime, o IPB espera conseguir atrair novos públicos para a instituição e, simultaneamente, contribuir para o reforço da qualidade científica e profissional do sector produtivo.
Deste modo, os indivíduos com idade superior a 23 anos, qualquer que seja o seu grau de escolaridade, podem candidatar-se ao ensino superior. Caberá, então, à instituição avaliar e analisar as suas aptidões e competências. Para isso, o currículo académico e profissional dos candidatos será apreciado, assim como as suas motivações, através de uma entrevista.
Invariavelmente, os interessados terão que se submeter a exames teóricos e/ou práticos, de modo a avaliar os seus conhecimentos e competências.

Piaget e ISLA abrem inscrições

A par do IPB, também o Instituto Piaget, em Macedo de Cavaleiros e Mirandela, e o ISLA-Bragança, aderiram a este programa especial.
Com as inscrições abertas até 30 de Junho, o Instituto Piaget assegura a aplicação do regime especial a todos os cursos em funcionamento nos dois Campus Académicos.
Já no ISLA, as candidaturas à primeira fase, que terminou ontem, têm, segundo Alberto Martins, do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento e Integração do Aluno, “correspondido às expectativas”, razões que levarão o Instituto a abrir mais duas fases.
A instituição pretende, com a adopção deste regime, “abrir uma janela de oportunidades aos que têm adquirido experiência ao longo da vida”, esclareceu o responsável.
Todas as licenciaturas do ISLA vão ser integradas neste programa e as aulas serão leccionadas em regime pós-laboral, de modo a “ajustarmo-nos melhor às necessidades do mercado de trabalho e dos alunos”, referiu Alberto Martins.
A instituição garante, ainda, a preparação dos alunos para a realização das provas específicas de ingresso, através de seminários e da disponibilização de provas modelo.