Sindicatos elegem representantes

PUB.

Ter, 18/10/2005 - 15:20


Defender os direitos dos trabalhadores, através da eleição de 20 novos delegados sindicais, é uma das prioridades traçadas pela União de Sindicatos de Bragança/ CGTP-IN, para o triénio 2005/2008.

O plano de actividades para os próximos três anos foi delineado na passada sexta-feira, em Bragança, durante o sétimo plenário destinado à eleição da direcção daquela união sindical.
Para ficar à frente daquela estrutura sindical apresentou-se, apenas, uma lista de candidatos, que foi aprovada pelos restantes sindicatos. O próximo passo é a reunião de todos os membros da lista, para ser eleito o representante da União de Sindicatos de Bragança/ CGTP-IN.
Em relação às prioridades no trabalho sindical que vão ser desenvolvidas, o recém-eleito na nova direcção, Manuel Miranda, refere que é importante sindicalizar 500 trabalhadores por ano, para dar voz a muitos trabalhadores que estão divididos por diversas áreas laborais.

Acabar com
salários em atraso

“Em Bragança existem muitas micro-empresas, principalmente nas áreas do comércio e da hotelaria, e é difícil para os sindicatos com pouca representação moverem-se sozinhos”, salientou o membro da direcção.
O membro sindical acentuou, ainda, que é premente os sindicatos intervirem junto das empresas, uma vez que no distrito de Bragança há trabalhadores com vencimentos em atraso.
A União de Sindicatos garante que vai procurar estar atenta a todas as dificuldades dos trabalhadores para as fazer chegar às centrais sindicais.
Este plenário contou, ainda, com a presença do membro da Comissão Executiva da CGTP, João Paulo, que procurou entrar em contacto com as dificuldades dos trabalhadores no distrito de Bragança.
Durante o discurso, este sindicalista não poupou críticas às políticas laborais do actual Governo e defendeu as negociações entre empresas e trabalhadores, “para que o País possa ir em frente”.