class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163571 node-type-noticia">

            

SENDIM mostra saberes e sabores

Ter, 11/04/2006 - 00:07


De 14 a 16 de Abril, a vila de Sendim é palco do II Festibal de Saberes e Sabores, um certame organizado pela Junta de Freguesia (JFS), que conta com o apoio de outras entidades locais e regionais.

Este ano o cartaz do festival, que decorrerá no salão de festas da autarquia, inclui uma série de novas iniciativas como é caso da exposição de fotografia “Sendim Capital das Arribas” e do lançamento do primeiro “Festival de la Puosta”. Trata-se duma homenagem a todos aqueles que, por vários motivos, tornaram a Posta à Mirandesa no grande embaixador da Terra de Miranda. Esta iniciativa resulta duma parceria com os restaurantes da vila e decorrerá durante os três dia do certame.
A prova de fumeiro e outros derivados, aliada aos bons vinhos das Arribas do Douro, proporcionará outro dos pontos altos do evento, até porque em Sendim já existe um número significativo de produtores-engarrafadoras de vinhos, além da Adega Cooperativa Ribadouro.
Para rematar todas as potencialidade gastronómicas, a organização quer pôr a muúica no ouvido de cada um, pelo que o “II Gaiteiricos - Concurso de Moços Gaiteiros de l Praino Mirandês”, é outra das iniciativas que consta do programa.
Para os mais revivalistas, esta aí o II Encontro de Músicos Sendineses, já que a vila foi sempre conhecida pelos seus grupos musicais.

Logótipo para a vila

Segundo o presidente da JFS, Manuel Ferreira, o objectivo do Festival de Saberes e Sabores passa por promover e dinamizar o turismo, a cultura, o artesanato da região da vila de Sendim. “Juntar o que de bom se produz na região de Sendim, em ambiente de festa, é uma das tónicas deste certame, e ao mesmo tempo que se pretende valorizar todo aquilo que aqui se produz a nível agrícola e pecuário”, realça o autarca.
Por outro lado, nos dias do certame a parte cultural também não serão esquecida, já que a exposição de fotografia visa dar os primeiros passos para criação de um logótipo identificativo da vila.
O crescimento do certame é, para já, uma questão que ainda está a ser estudada. É que Sendim apenas dispõe de um espaço coberto, que é o salão de festas, o que limita o aumento do número de expositores.
Mesmo com um orçamento reduzido, a JFS encara a possibilidade de criar um espaço abrigado no chamado Parque das Eiras, local onde vai decorrer o próximo Festival Intercéltico de Sendim, que, em próximas edições, também poderá acolher o certame que decorre neste fim-de-semana de Páscoa.