Seminário contra a desertificação

PUB.

Ter, 16/01/2007 - 11:05


Vimioso recebeu, nos dias 9 e 10, o seminário “Estratégias de Desenvolvimento Rural e de Combate à Desertificação”, integrado no Projecto Rural Innova, promovido pela CoraNE – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina.

A iniciativa tinha como objectivo discutir a situação das zonas rurais na Europa e debater quais as possíveis soluções para contrariar a desertificação e envelhecimento destas localidades.
O Programa Leader +, que prevê a aplicação de acções de desenvolvimento de economia rural, é um dos projectos que visa apoiar o mundo rural e as suas populações, ao nível de criação de postos de trabalho e formação. Desde que está em curso, este programa tem beneficiado, sobretudo, pessoas com habilitações inferiores ao 6º ano de escolaridade.
No entanto, este modelo de desenvolvimento rural não tem sido, na óptica do chefe do projecto Leader +, Rui Batista, totalmente eficiente, uma vez que as zonas ricas ambientalmente são, também, as que apresentam maiores carências ao nível económico. “Temos o exemplo do Douro, onde as localidades limítrofes são as mais pobres do País”, referiu o orador.
Este modelo, segundo o responsável, não vai interromper o êxodo rural. “Estas zonas não têm actividade económica capaz de atrair a indústria que poderia contrariar a desertificação”, sublinhou Rui Batista.
Recorde-se que este projecto conta com a participação de Associações de Desenvolvimento e diversas entidades, bem como autarquias, de vários países europeus, entre eles Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Bélgica, Córsega, Itália, Hungria e Lituânia.