Ter, 21/03/2006 - 15:28
Com um investimento que ronda os 450 mil euros, o projecto vai ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros (CMMC) que pretende oferecer melhores condições no Azibo. “A construção do novo espaço vai descongestionar a actual praia da Fraga”, avançou o presidente da CMMC, Beraldino Pinto.
De ano para ano, é cada vez maior o número de utilizadores da albufeira e, com a existência de uma única praia, tornava-se, progressivamente, mais difícil responder eficazmente às exigências e necessidades dos turistas. Com a construção deste novo espaço, o Azibo vai dispor de melhores condições que incluem, entre outras, instalações sanitárias, zona relvada e de lazer, campo de voleibol de praia, um bar e um espaço de informação. Em execução encontra-se, também, um centro com as réplicas das espécies animais locais e um parque de educação ambiental. Tudo isto, segundo o autarca visa, “ assegurar todas as condições para prestar um bom serviço”.
Este novo projecto vai de encontro aos interesses das aldeias vizinhas e integrantes do Parque Natureza do Azibo. “Tudo que for feito para potenciar o turismo é sempre bem-vindo”, esclareceu o presidente da Junta de Freguesia de Santa Combinha, João Alves. Contudo, ainda que durante o verão se verifique um aumento do movimento na localidade, os utilizadores da praia “trazem poucos benefícios à aldeia, porque passam e não param”, lamenta o autarca.
Hotelaria em falta
Com a inovação e melhorias das condições da albufeira do Azibo, o edil macedense defende que a melhor forma de dinamizar o espaço seria a implementação de unidades de hotelaria no local. “A oferta a nível destas infra-estruturas é bastante fraca, o que não permite a vinda de mais turistas”, sublinhou o autarca. Segundo o responsável, existiam intenções de construir uma unidade hoteleira em Santa Combinha, associada ao Azibo, mas ainda não foi colocada na prática por falta de investimento. “Para isso precisamos da iniciativa privada”, considera o edil, garantindo que a autarquia se encontra à disposição de possíveis investidores.