À segunda foi de vez

PUB.

Ter, 11/10/2005 - 14:51


Após a derrota de 2001, José Santos foi eleito presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta.

O candidato do PS classificou o resultado como “o culminar de um trabalho de vários anos em prol dos agricultores e dos mais idosos”, nomeadamente na Adega Cooperativa e na Santa Casa da Misericórdia.
Durante a campanha, José Santos diz ter sentido a proximidade da vitória, mas sempre ciente das dificuldades. “É sempre difícil combater um adversário hábil em termos políticos, como o candidato do PSD”, revelou o vencedor.
O PS ganhou em quatro das seis freguesias, fazendo o PSD baixar quase 12 por cento. Para tal contribuiu a vitória rosa em Lagoaça, Poiares, Mazouco e Freixo de Espada à Cinta, as maiores do concelho.
Recorde-se que, em 2001, Edgar Gata ganhou com de 54,6%, e, anteontem, só mereceu a confiança de 42,9 por cento do eleitorado.
Da parte dos sociais-democratas, Edgar Gata encarou a derrota com surpresa, mas sem dramatizar. “Nesta vida ganha-se e perde-se. Respeito a decisão do povo, porque decide sempre bem”, reconhece o autarca.
Recorde-se que, a meio da noite, a votação estava a correr a favor do PSD, mas houve um volta face que, na altura própria, não passou despercebido ao presidente cessante. “Senti que se estava a passar alguma coisa, porque a contagem da votação estava a demorar muito”, revelou Edgar Gata.
No que toca à Junta de Freguesia da vila, o candidato socialista, Raul Fernandes, foi reeleito com uma diferença de 239 votos sobre o PSD.
Contas feitas, a população de Freixo cumpriu a tradição de não eleger o mesmo presidente para mais de dois mandatos.