class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164096 node-type-noticia">

            

Saúde reforçada

Ter, 04/07/2006 - 14:55


O Centro de Saúde de Santa Maria, em Bragança, vai ser adjudicado durante este ano, prevendo-se o arranque das obras no início do próximo ano.

A Sub-Região de Saúde de Bragança viu aprovada, no passado mês de Junho, a reprogramação financeira que lhe permite avançar com o processo para a construção da nova unidade, ainda durante este ano.
Este equipamento, orçado em cerca de 2,5 milhões de euros, deverá estar concluído no final do próximo ano, para receber parte dos utentes que estão inscritos no Centro de Saúde actual, evitando problemas de sobrelotação.
Durante este ano, também vão entrar em funcionamento mais três centros de saúde, nomeadamente em Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros e na vila de Izeda (Bragança).
As obras no novo equipamento de saúde de Mirandela também já recomeçaram, prevendo-se a abertura do novo edifício durante o primeiro trimestre do próximo ano.
A par da construção de novos edifícios, a Sub-Região de Saúde de Bragança também está a apostar na modernização dos Centros de Saúde do distrito, através da informatização dos serviços médicos e de enfermagem.

Medicina dentária, fisioterapia e radiologia

A implementação do Sistema de Apoio ao Médico (SAM) e do Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem (SAPE), que representam um investimento de 810 mil euros, visa melhorar a prestação de cuidados de saúde primários, através da avaliação do trabalho dos profissionais de saúde.
“Esta é uma aposta nos recursos humanos. Não podemos ter edifícios que depois não funcionam”, realçou a coordenadora da Sub-Região de Saúde, Berta Nunes.
A responsável acrescentou, ainda, que, no distrito de Bragança não existem utentes sem médico de família, visto que esta área foi reforçada, este ano, com a entrada de seis profissionais de saúde.
Além disso, a Sub-Região de Saúde também está a dotar os centros de saúde com uma equipa de profissionais especialistas em diversas áreas da saúde, nomeadamente assistentes sociais, psicólogos, radiologistas, fisioterapeutas, nutricionistas e dentistas.
“Neste momento, temos assistentes sociais e consultas de Psicologia em todos em todos os Centros de Saúde, excepto em Vinhais, onde só vai começar a funcionar a partir de Setembro”, realçou Berta Nunes.
A Medicina Dentária, Radiologia e Fisioterapia são, igualmente, serviços que estão a ser prestados nos Centros de Saúde do distrito que dispõem do equipamento necessário.
Segundo Berta Nunes, estão no terreno três técnicos de Radiologia e quatro dentistas, que são responsáveis pela prestação de cuidados de saúde, nestas áreas, aos utentes do distrito.
“Aquilo que nós pretendemos é dotar os Centros de Saúde com os equipamentos e recursos humanos necessários, de forma a evitar a deslocação dos utentes”, concluiu a responsável.