SANTULHÃO premeia pescadores

PUB.

Ter, 06/06/2006 - 15:50


Durante o IV Convívio de Pesca Desportiva de Santulhão, no concelho de Vimioso, que decorreu durante no passado dia 28, foram retirados cerca de 25 quilos de peixe do rio.

Esta iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia de Santulhão (JFS), em parceria com a Associação de Melhoramentos Santulhana, reuniu cerca de 60 participantes, oriundos de diversos pontos do distrito de Bragança e do Marco de Canaveses.
O gosto pela pesca e o convívio foram os principais motivos que levaram os pescadores ao açude do rio Sabor, para conseguirem tirar da água os melhores exemplares. Depois de terem lançado a cana ao rio por diversas vezes, foram muitos aqueles que conseguiram apanhar peixes, nomeadamente barbos, com um peso fora do vulgar.
No final da prova, o primeiro prémio (uma libra) foi atribuído a um participante de Torre de Moncorvo, que conseguiu apanhar um peixe com 1,330 quilos. O segundo e terceiro lugares, premiados com meias libras, foram atribuídos a David Francisco e Boaventura Carreira, respectivamente.
A distinção de melhor exemplar também foi arrecadada pelo primeiro classificado, com um barbo de 42 centímetros.
O prémio para o melhor pescador da aldeia de Santulhão foi assegurado por Licínio Henriques, enquanto a distinção para o melhor júnior foi atribuída a Nelson Frederico, um pescador de 12 anos, natural de Macedo de Cavaleiros.
A par dos prémios atribuídos aos melhores exemplares, este ano a organização também distinguiu a única mulher que participou neste convívio de pesca.
Segundo o presidente da JFS, Manuel Pascoal, o prémio atribuído à única participante feminina (um quadro em alto relevo com motivos de pesca), é uma forma de alargar esta iniciativa a novos públicos e cativar, ao mesmo tempo, a participação de mais elementos femininos.
Para o ano, Manuel Pascoal afirma que o Convívio de Pesca de Santulhão vai ser antecipado para o início da época de pesca, visto que, nessa altura, o rio tem mais corrente e há maior quantidade de peixe.