class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166360 node-type-noticia">

            

Santo Antão assaltado

Ter, 12/06/2007 - 09:43


O Santuário do Santo Antão da Barca, situado na freguesia de Parada, concelho de Alfandega da Fé, foi assaltado durante a semana passada.

Ao que foi possível apurar junto da GNR, os amigos do alheio entraram por uma porta lateral do santuário, arrombando-a com um “pé de cabra,” que deixaram junto à porta. Do interior do santuário, que fica num local isolado, foram levadas três imagens, duas do século XVIII e uma mais recente, bem como outras peças de arte sacra.
Segundo o presidente da comissão de Festas do Divino Senhor da Barca, Paulo Freitas, o furto deve ter acontecido entre o dia 4 e o dia 8, altura em que foi dado o alerta às autoridades.
“ Na segunda-feira, passei por cá para ver como estavam as coisas e não havia sinal da falta de nenhum objecto religioso”, avançou o responsável.
Perante o sucedido, os crentes mostram-se chocados, já que a imagem do Divino Santo Antão, uma das peças furtadas, é muito venerada pelas populações ribeirinhas dos concelhos do Baixo Sabor.
Apesar de se encontrar isolado, o santuário não tem sistemas de segurança, o que facilita a entrada na capela aos amigos do alheio.
A GNR tomou conta da ocorrência, mas a investigação já transitou para as mãos da Policia Judiciária, que já esteve no santuário a fazer investigações e a recolher dados.