A Santa que fez chover

PUB.

Qua, 06/04/2005 - 11:04


A população de Romariz e Nunes, no concelho de Vinhais, prepara-se para agradecer à Senhora dos Remédios a chuva que tem vindo a cair na região.

Tudo começou no passado dia 14 de Março, quando a população iniciou uma Novena no Santuário da Senhora dos Remédios para pedir chuva. Apesar do tempo seco que se fazia sentir, a Virgem ouviu as preces dos populares, ao ponto da água ter começado a cair quatro dias depois do início da Novena.
Em jeito de agradecimento, os fiéis voltam a rezar no próximo domingo, altura em que a imagem da Nossa Senhora dos Remédios regressará ao Santuário. A cerimónia será assinalada por uma procissão em que a imagem da padroeira sairá da igreja de Nunes e seguirá até ao Santuário, com o acompanhamento da Banda de Música de Vinhais, que actuará gratuitamente.
Luís Gonçalves, membro da Comissão de Festas local, explica a essência desta manifestação de fé. “Contra todas as perspectivas, ao quarto dia da novena a Senhora dos Remédios mandou-nos chuva e, em reconhecimento desse bem que nos deu, vamos organizar a procissão”, revelou o responsável.

Agricultores reconhecidos

Luís Gonçalves garante que desde o passado dia 17 de Março que chove com algum regularidade na freguesia, pelo que os agricultores não se vão esquecer de agradecer à Virgem. “Muito ou pouco tem chovido quase todos os dias e os lavradores da nossa área estão muito reconhecidos à Senhora dos Remédios”, recorda o elemento da Comissão de Festas.
Luís Gonçalves é um dos habitantes de Romariz que deposita muita fé na padroeira. “Se não fosse Ela, penso eu, ainda estaríamos naquela seca que os alentejanos estão a sofrer neste momento”, assevera.
Foi para pôr fim à falta de água que, no início de Março, os populares pediram ao pároco para realizar a Novena.
Foi assim este ano e noutras ocasiões de seca, em que a santa foi chamada a dar uma mão aos agricultores. “Em tempo de seca ou de muita chuva recorremos sempre à Senhora dos Remédios e ela tem-nos atendido sempre”, garante Luís Gonçalves. Ou seja, se desta vez a Virgem fez a chuva cair, em caso de intempérie o procedimento é idêntico.

Remédio para dois problemas

“Houve anos em que pedimos à Santa para a chuva parar, pois o excesso de água estava a estragar as culturas, e ela ouviu-nos”, acrescenta o membro da Comissão de Festas. Aliás, quando a população se reúne para pedir auxílio à Virgem, os resultados aparecem passados poucos dias. “Até à data nunca nos falhou”, recorda Luís Gonçalves.
Como a seca deste ano foi grande, no próximo dia 10 espera-se uma grande participação da parte dos fiéis. “Estamos à espera de muita gente de Romariz, Nunes e de várias aldeias vizinhas na missa e na procissão”, antevê o responsável.
O elemento da Comissão de Festas baseia-se noutras festas de agradecimento organizadas em ocasiões semelhantes para dar uma panorâmica do que poderá acontecer no próximo domingo. “Sempre que a Senhora dos Remédios nos atende é feita uma festa de agradecimento, que é sempre muito participada”, recorda Luís Gonçalves.