Santa Maria concentra museus

PUB.

Qua, 23/08/2006 - 09:56


Em dia de festa, os habitantes da freguesia de Santa Maria ficaram a saber que, a partir do próximo, a zona histórica de Bragança vai contar com cinco museus.

Aos já existentes Museu Abade de Baçal e Museu Militar juntar-se-á o Museu de Arte Contemporânea, o Museu da Máscara e do Traje e o Centro de Ciência Viva.
O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Bragança (CMB), Jorge Nunes, durante as comemorações do Dia da Freguesia de Santa Maria, que decorreram na passada terça-feira.
O Museu da Máscara e do Traje está a nascer num edifício da Cidadela, encontrando-se em fase final de construção. “Estamos, neste momento, a ultimar a obras e a identificar os conteúdos do lado português e espanhol que farão parte do museu”, explicou Jorge Nunes. A inauguração do novo equipamento cultural poderá acontecer no final de Dezembro, a par da abertura do Posto de Turismo, que está a ser construído à entrada da Cidadela. Além de disponibilizar todo o tipo de informações aos visitantes, este local contará com a presença de artesãos a trabalhar a máscara e o traje ao vivo, em especial nas épocas de maior fluxo turístico
Quanto ao Cento de Arte Contemporânea, que vai ocupar o antigo edifício do Banco de Portugal, “as obras decorrem a bom ritmo, após alguns problemas iniciais ao nível de engenharia e com a empresa construtora”, acrescentou o edil
Já o Centro de Ciência Viva poderá abrir em Novembro ou Fevereiro, após as obras de adaptação que estão em curso na antiga central eléctrica do Fervença.

Junta com nova sede

Outras das “prendas de aniversário” foi decida no passado dia 14, na reunião do executivo camarário, em que a CMB cedeu à Junta de Freguesia de Santa Maria (JFSM) o antigo edifício da Caixa Geral de Depósitos, junto ao Museu Abade de Baçal.
É neste local que a JFSM vai criar a sua sede, fruto das obras de restauro e adaptação que já estão em curso.
O presidente da Junta, Jorge Novo, recebeu as novidades com satisfação e deixou claro que Santa Maria já deixou se ser o “parente” pobre da cidade. Para o provar recordou a construção do polidesportivo e passeios no Bairro de S. Sebastião, bem como a intervenção que está a ser levada a cabo na Av. Cidade de Zamora. Para alargar o leque, o autarca solicitou a intervenção de Jorge Nunes para acelerar a construção do novo Centro de Saúde de Bragança, que vai ocupar um terreno na freguesia.
O Dia de Santa Maria começou com um torneio de Futsal e Gincana de Bicicletas, seguindo-se a eucaristia e a procissão à volta da igreja de Santa Maria.
Após o hastear das bandeiras ao som do Hino Nacional, procedeu-se à entrega dos prémios aos vencedores das provas desportivas e do Concurso de Cascatas, uma iniciativa promovida pela JFSM por altura dos Santos Populares.
A visita às obras do Museu da Máscara e do Posto do Turismo do Castelo antecedeu o cantar dos parabéns à freguesia, que encerrou a parte diurna dos festejos. À noite, o espectáculo com Paddy-B levou a música celta à Cidadela, numa iniciativa enquadrada nas Festas da Cidade.