Santa Comba da Vilariça inaugura altares

PUB.

Ter, 31/01/2006 - 15:59


As obras de restauro da Igreja de Santa Comba da Vilariça, concelho de Vila Flor, arrancaram no final de 2004 e foram inauguradas anteontem. O pároco local, José Rodrigues, e os habitantes mostraram-se bastante contentes com o resultado das intervenções a que o templo foi sujeito.

A primeira fase dos trabalhos de recuperação incidiu sobre o altar-mor, cujos materiais estavam num estado avançado de degradação. Iniciadas no final de 2004 e concluídas em 2005, as obras rondaram os 7500 euros. Já a fase posterior, recaiu sobre os quatro altares laterais que, devido à queda da parede, ficaram sujeitos a más condições climatéricas, pelo que a madeira e talha ficaram praticamente destruídas. As obras foram retomadas em Outubro de 2005 e inauguradas em ambiente de festa.
Segundo José Rodrigues, “a intervenção foi geral e, à excepção do telhado, tudo foi recuperado”.
Com a empreitada a atingir o valor de 35 mil euros, a ajuda da população e da Câmara Municipal de Vila Flor, que segundo o sacerdote, “sempre se mostrou muito sensível às questões de património”, foi essencial. “ A generosidade e boa vontade dos paroquianos foi preciosa”, confirmou o pároco.
Durante a celebração da eucaristia, foi pedido cuidado redobrado às pessoas que cuidam e embelezam os altares. Isto porque, “as próprias flores, a água dos jarros e a cera das velas danifica a madeira e a talha dourada”, sublinhou o sacerdote.