Ter, 27/03/2007 - 12:14
Em dia de festa, o presidente da Obra de S. Lázaro, Isidro Afonso, realçou a necessidade de requalificar o santuário, de modo a reunir melhores condições para as pessoas que se deslocam ao local. “É um espaço amplo, bem localizado e pretendemos dar-lhe outra dignidade”, salientou o responsável.
O projecto já se encontra em estudo prévio e o próximo passo é apresentá-lo às entidades responsáveis, para que possa ser aprovado. Posteriormente, a Obra vai solicitar apoios financeiros para poder realizar o investimento, na ordem dos 200 mil euros. “A festa dá pouco dinheiro e precisamos de ajuda”, acrescentou Isidro Afonso.
A intervenção prevê a construção de um hangar que sirva de apoio à realização de eventos, como feiras e missas, bem como o restauro da capela de S. Lázaro.
“Como o altar é muito antigo não podemos mexer nele. Por isso, vamos fazer uma intervenção ao nível do telhado, paredes e pinturas”, frisou o presidente da Obra.
A revitalização da Feira do Pão é, igualmente, um dos objectivos da Obra de S. Lázaro.
“Deixámos de fazer o certame há dois anos, porque nos deu prejuízo, mas agora gostaríamos de voltar a realizá-lo”, salientou Isidro Afonso.
A Festa das Laranjas é um evento secular, que atrai muitas pessoas ao santuário, não só para comprarem o fruto, que algumas pessoas acreditam ser bento, mas também para venerarem o S. Lázaro. Maria da Conceição afirma que o motivo que a leva ao santuário é a fé no santo, onde aproveita para comprar as tradicionais laranjas.
O certame é visitado por pessoas oriundas de todo o distrito, que recordam os tempos em que davam laranjas aos pobres que encontravam pelo caminho.


