S. CIBRÃO quebra isolamento

PUB.

Ter, 12/07/2005 - 16:01


Corria o ano de 1976 quando as máquinas da Engenharia Militar rasgaram um estradão em terra batida entre a aldeia de S. Cibrão, no concelho de Vinhais, e o Santuário de Nossa Senhora da Serra, no concelho de Bragança.

Passados quase trinta anos, a população de S. Cibrão prepara-se para dar mais uma machadada no isolamento, dado que os dois municípios vão asfaltar o caminho aberto no pós-25 de Abril.
O contrato da empreitada foi assinado na passada quinta-feira, na antiga escola de S. Cibrão, tendo em vista o arranque imediato dos trabalhos. A pavimentação do caminho intermunicipal de 3,57 quilómetros vai custar 240 mil euros, comparticipados em 75 por cento pelo programa AGRIS, através da acção destinada a Caminhos Agrícolas e Rurais.
2,47 quilómetros da futura estrada passam no concelho de Vinhais, ao passo que 1,1 quilómetro abrange o município de Bragança.
A empreitada tem um prazo de execução de seis meses, pelo que, a partir do próximo ano, os habitantes de S. Cibrão poderão chegar mais rapidamente a Bragança ou aceder com mais facilidade às suas propriedades agrícolas.

Deslocações às novenas

Actualmente, o acesso da população à capital de distrito faz-se pela estrada que atravessa Refóios e Martim, desembocando no cruzamento com a chamada Estrada da Serra. Com a pavimentação do caminho intermunicipal, além da viagem até Bragança ser reduzida em cinco minutos, o Santuário de Nossa Senhora da Serra também ficará mais perto de S. Cibrão, facilitando o acesso a um dos principais locais de culto religioso do distrito.
“Vai facilitar muito as deslocações à Senhora da Serra, porque há pessoas que, na altura da romaria, vão todos os dias às novenas”, explicou o presidente da Junta de Freguesia de Celas, Luís Alberto.
Estas são algumas das razões que levaram a população da aldeia a organizar uma festa para assinalar a assinatura do contrato da empreitada. Além das vantagens nas ligações a Bragança, ao santuário e às propriedades agrícolas, Luís Alberto acredita que a pavimentação do estradão vai contribuir para “chamar os turistas”.
A mesma opinião tem o presidente da Câmara Municipal de Bragança (CMB), Jorge Nunes, que vê no caminho intermunicipal uma forma de “minorar o isolamento das populações”.

Circuito turístico

É a pensar neste objectivo que a CMB, em colaboração com o município de Vinhais, está a preparar um circuito turístico viário entre as aldeias de Celas, S. Cibrão, Santuário da Senhora da Serra, Carrazedo, Zoio e Refoios.
Para tal, a CMB já investiu 750 mil euros na pavimentação das estradas Martim-Refóios e Zoio-Carrazedo.
“É um circuito que visa animar o mundo rural, promover a actividade económica e divulgar algumas das zonas da Serra da Nogueira, onde o património ao nível da fauna e flora é riquíssimo”, salientou Jorge Nunes.
No que toca à freguesia de Celas, ainda o caminho intermunicipal não está pavimentado e o presidente da Junta já reivindica a ligação a Rebordãos, como forma de alargar o circuito turístico.
O edil bragançano reconhece a importância desta ligação na aproximação das populações das encostas da Serra da Nogueira, mas alega que a empreitada terá de ficar para uma segunda fase.