class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162599 node-type-noticia">

            

ROTARY homenageia Dionísio Gonçalves

Ter, 15/11/2005 - 15:28


O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Dionísio Gonçalves, foi homenageado, na passada terça-feira, pelo Rotary Club da cidade.

Este tributo insere-se no âmbito das homenagens que o clube tem vindo a fazer, desde 2002, para distinguir o trabalho de pessoas que prestaram os seus serviços em prol da comunidade.
Dionísio Gonçalves foi a pessoa eleita este ano, devido à “grandiosidade” do seu trabalho. “A figura do professor Dionísio está intimamente ligada ao desenvolvimento de Bragança nos últimos 20 anos, pelo que deve servir como exemplo para a comunidade”, realçou o presidente do Rotary Club de Bragança (RCB), Delfim Batouxas.
Apesar de Dionísio Gonçalves estar prestes a abandonar a liderança do IPB, o representante dos rotários bragançanos garante que este tributo não se deve a este facto, mas sim à obra feita pelo professor, uma vez que a tradição do clube é distinguir pessoas que ainda estão no activo.
O trabalho levado a cabo pelo professor, tanto na cidade de Bragança como na região, e a luta por ideias que têm em vista o desenvolvimento do Nordeste Transmontano, nomeadamente a criação da Universidade, foram, igualmente, méritos enaltecidos pelos membros do RCB.
Dionísio Gonçalves mostrou-se satisfeito com este tributo, que considera fruto do trabalho levado a cabo no IPB. Durante os 23 anos à frente daquela instituição, o professor garante que lutou sempre pela afirmação do ensino superior em Bragança, nomeadamente pela criação da Universidade na capital de distrito do Nordeste Transmontano. Contudo, vai abandonar a presidência da instituição sem alcançar esta ambição.

Universidade Sénior arranca

A grande aposta do Rotary Club de Bragança, para o próximo ano, é a criação da Universidade Sénior. Este novo espaço vai funcionar na Casa do Professor, com vista à dinamização daquela zona da cidade.
“Já temos três salas disponíveis na Casa do Professor e, posteriormente, vamos estabelecer um protocolo com o município para obtermos apoio para a aquisição de equipamento”, salientou o presidente do Rotary de Bragança.
A abertura solene daquele espaço está prevista para este ano e a actividade escolar vai arrancar no início de 2006.
Entre as áreas disciplinares que vão ser leccionadas naquela instituição destacam-se as línguas, a informática, a história, a arquitectura e as áreas lúdicas (teatro e dança), destinadas a pessoas seniores que sintam necessidade de ocupar o tempo livre.
Neste momento, o responsável garante que já têm um corpo docente bastante vasto, embora as inscrições ainda não tenham sido abertas.