class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167680 node-type-noticia">

            

Romariz recria serões tradicionais

Qua, 02/01/2008 - 10:50


À luz da candeia, a população de Romariz, no concelho de Vinhais, reuniu-se na casota de Santo Antão, no passado dia 22, para reviver mais um serão tradicional do Mundo Rural. As tradições estão enraizadas no quotidiano destas gentes, que contaram histórias, entoaram lendas e até recordaram algumas rezas, que, outrora, serviam para curar pessoas e animais ou, simplesmente, para espantar o mal.

Esta iniciativa foi organizada pela Associação Cultural e Desportiva de Santo Antão de Romariz (ASSAR), que serviu um prato cheio de convívio a todos os presentes.
Dado que a época natalícia traz à aldeia muitas pessoas que trabalham fora, a associação recriou o “Serão Rural 2007: Serão da Terra” nesta noite fria de Inverno, aquecida pelo calor de uma lareira tradicional.
A gastronomia tradicional também confortou o estômago dos participantes, que se deliciaram com o caldo de couves, o fumeiro e as castanhas assadas.
O serão reuniu a grande “Família da Terra”, constituída por familiares, amigos e vizinhos de Romariz.
Nesta época festiva, a ASSAR também construiu um presépio de grandes dimensões no centro da aldeia, saltando à vista a iluminação decorativa.
O dia de Natal foi dedicado à associação, com a realização de mais uma Assembleia Geral Ordinária. Durante o encontro foi apreciado e votado o relatório de contas, delineado o plano de actividades para 2008, bem como outros assuntos de interesse para a ASSAR.