ROMARIZ junta a sua gente

PUB.

Qua, 24/08/2005 - 15:26


No terceiro sábado do mês de Agosto, as gentes de Romariz - habitantes e emigrantes- reencontram-se para conviver. Este ano não foi excepção. A Associação Cultural e Desportiva de Santo Antão de Romariz (ASSAR) realizou mais um Encontro das Gentes Amigas de Romariz, que reuniu algumas dezenas de pessoas daquela aldeia do concelho de Vinhais.

Romariz tem 28 habitantes, mas no mês de Agosto a população triplica.
Mais do que um dia diferente no mês de Agosto, esta iniciativa é "um ponto de encontro", como referiu o presidente da ASSAR, Abel Pereira.
"Acabam por se encontrar aqui o filho daquele que está na França, o neto daquele que vive aqui. O mais importante é encontar toda a gente", salientou o responsável.
Para além da missa e de um almoço-convívio, realizaram-se, também, duas exposições. Na Capela de Santo Antão está patente uma mostra de fotografia de Alexandre Ramires, intitulada “30 anos de pois, um regresso”. Os trabalhos, que podem se vistos até final do mês, integram a colecção particular do investigador, que há 30 anos recolheu as imagens no concelho de Miranda do Douro, no âmbito do Plano Trabalho e Cultura, orientado por Michel Giacometti.

Gentes de um povo

"Gentes de um povo - raízes para um futuro" foi o tema de uma outra exposição que pôde ser apreciada na sede da ASSAR. Um tema retratado por trabalhos em pintura e fotografia da autoria de uma filha da terra por afinidade.
Em dia de festa, a ASSAR não esqueceu os projectos para o futuro. A associação tenciona recuperar o forno de telha da aldeia e a zona envolvente com vista à concretização da Rota da Telha de Romariz. Trata-se de um projecto que está em fase de aprovação e que contará com o apoio do programa LEADER. A iniciativa, que deverá estar concluída em 2007, vai custar cerca de 10 mil euros.
A ASSAR tenciona, também, construir uma Casa da Cultura que, servirá, também, de futura sede da Associação, uma obra orçada em 40 mil euros.
Recorde-se que as actuais instalações já são pequenas e a obras de ampliação estão paradas, devido a falta de financiamento.