class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163380 node-type-noticia">

            

A riqueza de Moncorvo

Ter, 14/03/2006 - 15:20


A vila de Torre de Moncorvo foi palco da terceira edição da Feira dos Produtos da Terra, inserida no programa das Amendoeiras em Flor.

A organização partiu da Associação de Comerciantes e Industriais do Concelho de Moncorvo (ACICM) e contou com a colaboração da Câmara Municipal.
Presentes no certame estiveram 32 expositores, oriundos dos quatro cantos do distrito de Bragança.
No futuro, a ACICM quer transformar o certame num dos maiores de Trás-os-Montes no ramo dos produtos agro-alimentares, pelo que aguarda a criação de um espaço amplo e coberto na vila, capaz de enfrentar as más condições climatéricas.
De acordo com o presidente da ACICM, Vítor Gonçalves, o concelho de Moncorvo já tem uma série de produtores/engarrafadores de vinho, que desenvolvem a suas actividade em diversas quintas da região do Douro Superior.
Por outro lado, a produção de amêndoa e azeite é outro dos sectores com peso económico de relevo, a par dos queijos e do fumeiro, que compõem o lote de produtos de excelência do concelho.
Em resposta aos apelos da ACICM, o presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira, anunciou a construção de um pavilhão multiusos na sede de concelho, cujo projecto já foi candidatado a fundos comunitários. Aguarda-se, por isso, a entrada em vigor do IV Quadro Comunitário de Apoio para concretizar este novo equipamento. “Não é aceitável estar a fazer a feira no pavilhão gimnodesportivo, porque muitas das modalidades desportivas do concelho têm de ser alteradas”, considera o edil. De qualquer forma, o autarca classifica de “fundamental” a realização duma feira ligada aos produtos da terra, embora receie que o certame possa estar ameaçado por falta de um espaço condigno”.
No tocante à promoção dos produtos, os expositores são unânimes. “Temos que promover os produtos da região para que eles comecem a chegar aos mercados regionais e nacionais, pois contribui-se para a economia local e para manter o sector agrícola com alguma dinâmica”, disse ao Jornal NORDESTE, Piedade Menezes, uma das participantes no certame.
No âmbito do cartaz das Amendoeiras em Flor, a ACICM aproveita para divulgar os produtos de qualidade aos visitantes. É que outro dos objectivos da feira é despertar a apetência dos turistas para se deslocarem ao concelho noutras épocas do ano, contribuindo para uma boa ocupação das unidades hoteleiras e de restauração.