REVIDOURO aposta na internacionalização

PUB.

Ter, 24/05/2005 - 16:32


Promover a riqueza turística, vitivinícola e gastronómica do concelho de Alijó é o principal objectivo da Revidouro- Feira de Vinhos e Gastronomia do Douro.

Este ano, o certame conta com a presença de mais de 100 stands, entre os quais quatro de Espanha e França.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Alijó, Artur Cascarejo, os primeiros passos para a internacionalização já foram dados na primeira edição da feira. “Este ano, vão estar presentes municípios de Espanha e de França, para acentuar a internacionalização do evento”, sublinhou o edil.
A dinamização das potencialidades turísticas do Douro, com vista ao desenvolvimento económico da região também faz parte das apostas da autarquia de Alijó.
Na óptica da edilidade a localização desta vila transmontana é o principal ponto de partida para estreitar relações com a Galiza. “Estamos situados a meio, entre a fronteira litoral e a fronteira com a Península Ibérica, por isso temos que aproveitar os nossos potenciais e criar laços culturais, mas também económicos, com outros países da Europa”, acrescentou o autarca.

Geminação solidifica
relações económicas

O caminho do intercâmbio entre Alijó e a Galiza já foi iniciado com a assinatura do protocolo de geminação com a localidade de Carvalhido, em Espanha.
“Esta é uma geminação cultural, mas também económica. Nós dinamizamos o nosso vinho, vinha e caça enquanto Carvalhido nos fornece a riqueza das suas termas e construção civil”, enumera Artur Cascarejo.
Durante quatro dias, de 14 a 17 de Julho, o município de Alijó aposta num programa de divulgação dos usos e costumes do concelho, mas também na animação sócio-cultural, sem esquecer as tradições da região.
O primeiro dia da Revidouro vai ser dedicado à prova de vinhos e a animação vai ficar a cargo do grupo português “Clã”.
A caça vai marcar o segundo dia do certame, com a largada de perdiz e faisão e com a abertura da mostra de “Caça Viva”. A noite vai ser dedicada ao fado, com o espectáculo “Alexandra recorda Amália”.
O certame vai continuar com o dia dedicado à vinha e ao vinho. Durante o dia vai ser realizada uma visita ao Douro, para mostrar aos visitantes as potencialidades turísticas e económicas desta região.

Douro atrai visitantes

Esta visita vai contar com percursos pedestres a locais do concelho onde a riqueza patrimonial esteja bem patente e também vão ser visitados os miradouros da região.
As tradições culturais também vão marcar presença neste dia, com a mostra de folclore. A animação de rua feita pelo grupo de teatro Filandorra e a actuação do cantor Rui Veloso encerram mais um dia da Revidouro.
O certame vai terminar com as tradições mais nobres do concelho de Alijó. O passeio equestre internacional e um cortejo etnográfico, com a representação das freguesias do concelho vão encerrar a feira.
Para este ano são esperados cerca de 100 mil visitantes, um número recorde em relação a anos anteriores, uma vez que também vão estar presentes expositores estrangeiros.
Quanto aos investimentos na Revidouro, o autarca de Alijó confessa que já foram disponibilizados cerca de 150 mil euros, com dinheiro que pertence exclusivamente à câmara.
Com o orçamento disponível, o edil salienta que é preferível realizar um certame com qualidade, de dois em dois anos, do que fazer uma feira todos os anos com uma qualidade inferior.