Região com plano de contingência

PUB.

Ter, 31/01/2006 - 15:53


Dezasseis concelhos de Trás-os-Montes e do Douro vão ser abrangidos por planos municipais de contingência de abastecimento de água, para prevenir casos críticos no fornecimento de água às populações.

A decisão foi tomada, na passada sexta-feira, numa reunião onde estiveram presentes os 12 autarcas do distrito de Bragança, representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), da Comissão Nacional da Seca e da Comissão Nacional de Albufeiras.
Estes planos, que deverão estar concluídos até ao início do mês de Março, irão definir soluções concretas de captação, armazenamento e distribuição de água, adaptados às necessidades de cada município.
As decisões vão ser tomadas na sequência de várias reuniões que irão ser propostas para os próximos dias pela CCDRN, Águas de Portugal, INAG e Direcção Regional de Agricultura, em conjunto com as diversas câmaras e entidades municipais.
Na lista de municípios do Nordeste Transmontano que apresentam uma situação mais crítica encontram-se Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor e Torre de Moncorvo.
Durante a reunião, os responsáveis concluíram que é prioritário reforçar as acções de sensibilização junto das populações, para um uso mais racional e eficaz da água.
Estas medidas têm como principal objectivo evitar rupturas no fornecimento deste bem precioso às populações e, ao mesmo tempo, acabar com o abastecimento através de auto-tanques, principalmente nalgumas aldeias.
Segundo o vice-presidente da CCDRN, Ricardo Magalhães, a solução pode passar pela criação e definição de novas origens para a captação de água, desde que essas sejam sustentáveis.
O representante dos autarcas, José Silvano, mostrou-se optimista com os prazos estabelecidos pela Comissão, considerando que estas medidas ainda vêm a tempo para superar algumas deficiências no abastecimento de água.
Já o presidente da Junta de Agricultores do Vale da Vilariça não se mostrou satisfeito com o desfecho do encontro, afirmando que é urgente fechar as comportas da Barragem de Santa Justa.