REFÓIOS inaugura Centro de Convívio

PUB.

Ter, 30/08/2005 - 15:20


Foi em ambiente de festa que a população da aldeia de Refóios, no concelho de Bragança, inaugurou, no passado sábado, o seu Centro de Convívio.

As instalações deste novo espaço comunitário foram benzidas pelo pároco da freguesia e acolheram o primeiro jantar convívio dos habitantes de Refóios.
As obras do Centro de Convívio, orçadas em cerca de 63 mil euros, tiveram início há dois anos e foram concluídas em Março deste ano.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia do Zoio (JFZ), Eduardo Portela, esta obra era aguardada com ansiedade pela população da aldeia, uma vez que “Refoios foi a última aldeia da freguesia a beneficiar de um Centro de Convívio”.
O espaço, constituído por duas salas, nasceu na antiga casa da professora da aldeia e está, agora, à disposição da população. A além de acolher as festas do povo, o Centro também vai estar integrado no roteiro turístico da Serra da Nogueira.
“Há associações que estão a organizar percursos nesta zona, nomeadamente a Azimute, e os visitantes podem fazer as refeições nos Centros de Convívio das aldeias”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Bragança (CMB), Jorge Nunes.

Distâncias encurtadas

A par desta obra, também foram feitos trabalhos de beneficiação no Largo do Relógio, um espaço que está situado no centro da aldeia e faz parte do património da freguesia.
Estas obras, orçadas em cerca de 22 mil euros, foram comparticipadas em 75 por cento pela CORANE.
Em dia de festa também foram recordadas as obras efectuadas nas acessibilidades da freguesia, nomeadamente a ligação entre a aldeia de Refóios e o Zoio.
“A construção desta estrada é muito importante para a aldeia, visto que há muitos habitantes no Zoio que têm familiares em Refóios e assim podem visitá-los com mais frequência, porque a distância é mais curta”, refere Eduardo Portela.
Na óptica do edil bragançano, durante este ano foram realizadas obras de grande importância para a freguesia, designadamente ao nível das acessibilidades. “A criação da ligação entre Zoio e Carrazedo, a construção da estrada Zoio- Refóios e a repavimentação da via entre Refóios e Martim têm bastante significado para a população desta freguesia”, sublinhou o presidente da CMB.
Os trabalhos efectuados nas vias em causa custaram cerca de 800 mil euros.