class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164343 node-type-noticia">

            

Realizador roda em Macedo

Qua, 23/08/2006 - 10:20


O docente do Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Filipe José Carvalho, concluiu, no passado dia 8, no Rio de Janeiro (Brasil), a rodagem dos documentários “Sherezade – As Verbas de Nélida Piñon” e “Naybet e Karpin – Futebolistas e Imigrantes”, que irão ser projectadas pela TV Galiza.

O primeiro trabalho tem 26 minutos e pretende dar a conhecer, aos espectadores, a obra, vida e ligações à Galiza de Nélida Piñon. Trata-se de uma escritora brasileira, filha e neta de galegos que, em 2005, foi galardoada com o prémio Príncipe das Astúrias para as letras. Progressista e lutadora, Nélida Piñon representa um exemplo para muitas mulheres. O documentário é apresentado pela jornalista Carmela Pardal que entrevista, além desta escritora, José Saramago, Gabriel Garcia Márquez e Méndez Ferrin, entre outros.
“Naybet e Karpin – Futebolistas e Imigrantes” relata a vida de dois ex-atletas de futebol que, depois de jogarem pelos dois maiores clubes galegos, optam por continuar a viver naquela região.
O documentário representa a sua vida enquanto jogadores, assim como o seu trabalho desenvolvido após terem deixado o mundo do futebol.
O documentário é apresentado pelo conhecido actor Luís Iglesia.
Para a realização dos dois trabalhos, a equipa técnica viajou por grande parte da Galiza, como Vigo, Corunha, Cotobade, Pontevedra, Cangas e Santiago de Compostela, entre outros. Narva e Tallin, na Estónia (terra natal de Valery Karpin), também integraram o roteiro da equipa, assim como o Rio de Janeiro (Brasil), onde nasceu a escritora Nélida Piñon.
Recorde-se que Filipe José Carvalho é, actualmente, professor no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros e integrou, durante cinco anos, uma produtora audiovisual em Vila Real. Anteriormente, realizou alguns trabalhos de ficção, documentários e publicidade.