Ter, 29/08/2006 - 15:16
Esta situação é realçada pelo presidente da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa (ACBRM), Arlindo Formariz, que alerta para o perigo do desaparecimento desta raça autóctone, uma vez que o número de criadores tem diminuído a um ritmo “assustador”.
“Estamos convencidos que, no final do ano, não chegaremos aos 500 criadores. O pequeno agricultor está a abandonar a actividade”, frisou o responsável.
Na óptica de Arlindo Formariz, a diminuição do número de criadores reflecte-se na qualidade, visto que é o produtor que cria uma média de 10 cabeças que dá “todos os mimos da casa” aos animais.
Segundo o presidente da ACBRM, o montante dos apoios concedidos aos criadores de gado está na origem do abandono da actividade e da ausência de seguidores.
“Esta raça autóctone tem recebido os mesmos apoios que as outras raças que acabam por dar mais lucro aos produtores, dado que os animais se desenvolvem mais depressa”, acrescentou o responsável.
Mirandesa faz parte do
património dos produtores
Esta posição é partilhada pelos agricultores dizem ter rendimentos mais baixos do que os criadores de animais de outras raças. No entanto, o gosto pelos bovinos leva-os a apostar na criação de gado mirandês, dado que, a maior parte dos produtores, já recebeu esta herança dos seus antepassados.
“A mirandesa faz parte do meu património. Eu considero que tenho menos rendimento do que se apostasse noutras raças, mas como diz o ditado: ‘quem corre por gosto não cansa’”, realçou Licínio Rodrigues, um dos maiores criadores de animais de raça mirandesa.
O abandono da actividade e a diminuição do efectivo é o cenário que se tem verificado nos cinco concelhos que compõem o Solar da Raça Mirandesa.
Por isso, os concursos de Bovinos de Raça Mirandesa, tal como o que decorreu na passada segunda-feira, em Bragança, são um incentivo aos criadores, que vêem os seus animais valorizados.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, Rui Caseiro, os prémios foram actualizados há dois anos. A par de uma “subida considerável” do seu montante dos prémios, também foi criado um prémio de participação para todos os concorrentes.