RABAL vende produtos caseiros

PUB.

Qua, 23/08/2006 - 10:08


Quem visitou, este ano, a Feira de Artesanato e Venda de Produtos da Terra de Rabal constatou que o potencial da apicultura nesta freguesia do concelho de Bragança vai muito além do mel.

Num dos stands de exposição, um casal de produtores de mel comercializava velas de produzidas com cera em moldes diversos, favos e pólen
Presença assídua no certame de Rabal, Sílvia Pinelo explicou ao Jornal NORDESTE como surgiu a ideia de apostar nas velas, para aproveitar a cera que as abelhas deixam nas 120 colmeias que o casal possui em Rabal.
“Começámos a ir a algumas feiras em Espanha e reparamos neste tipo de velas, de modo que decidimos começar a produzi-las, embora os moldes e o tratamento da cera, que é preciso derreter, dêem muito trabalho a fazer”, explicou a expositora.
Sílvia Pinelo divide o seu tempo entre a docência, a apicultura e o artesanato, apostando numa actividade que considera “rentável” como complemento.
Grande parte da produção é encaminhada para a Casa do Mel, sendo embalada pela Associação de Apicultores do Parque Natural de Montesinho. O restante “é vendido nesta feira ou a pessoas conhecidas”, explicou a professora.
Sílvia Pinela fez parte de um leque de 19 expositores que participaram na Feira de Artesanato e Venda de Produtos da Terra que decorreu, na passada terça-feira, no Parque da Ponte.

Recinto mais sombrio

O recinto foi dotado duma cobertura para proporcionar mais zonas de sombra, de modo que população local e visitantes reuniram-se à volta dos expositores para uma dia de convívio. Aliás, este é um dos objectivos do certame promovido pela Junta de Freguesia de Rabal (JFR), em parceria com a Comissão de Festas de S. Bartolomeu.
“É um evento que serve de convívio salutar entre as pessoas, que funciona como um local de reunião, onde se vão vendendo os produtos que as pessoas fazem em casa”, explicou o presidente da JFR, Paulo Hermenegildo.
Durante a manhã, o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, visitou a feira, onde foi confrontado com os anseios do autarca local acerca da conclusão da rede de saneamento e da instalação duma estação depuradora na freguesia. “Rabal está na linha do Sabor, pelo que é altura de criar a estação para tratar as águas residuais e o rio chegar ao parque de campismo devidamente despoluído”, explicou Paulo Hermenegildo.
O saneamento, a estação depuradora e alguns calcetamentos na aldeia serão alguns dos assuntos em cima da mesa duma reunião que entre a JFR e a CMB, que está agendada para o início de Setembro. “Tudo indica que no início do próximo ano estaremos a iniciar o concurso para essas obras, já que a Câmara demonstra alguma abertura nesse sentido”, revelou o autarca.
A festa regressa amanhã Rabal, já até à próxima sexta-feira decorrem as festividades honra de S. Bartolomeu. Tal como o Jornal NORDESTE noticiou, Mónica Sintra é a cabeça de cartaz das festividades, estando o seu espectáculo agendado para noite do dia 25.