Quinta da Trajinha acolhe Portanorte

PUB.

Ter, 04/07/2006 - 15:24


Foi apresentado na Assembleia Municipal de Bragança, na passada sexta-feira, o projecto definitivo do Portanorte – Parque de Lazer e Recreio da Quinta da Trajinha.

Trata-se de um equipamento que, segundo o presidente da Câmara Municipal de Bragança (CMB), Jorge Nunes, “contempla os recursos, o território, a história e o ambiente de Trás-os-Montes”.
Com cerca de 15 hectares de espaços verdes, o complexo incluirá, além das áreas comerciais e de restauração, zonas dedicadas à flora e fauna em vias de extinção, assim como percursos pedonais destinados a todos os visitantes.
Além destas valências, o autarca bragançano prevê a integração de uma área dedicada aos jogos regionais e a outras manifestações culturais mais tradicionais.
Sob o tema das constelações, o Portanorte integrará, ainda, um “planetário”, com capacidade para acolher cerca de 70 pessoas, edificado num lago, cujas actividades serão coordenadas com as camadas mais jovens.
O Parque Natural de Montesinho (PNM) e as suas espécies, vegetais e animais, também foram incluídos neste projecto. Para isso, prevê-se a promoção dos seus recursos naturais em interacção com o PNM.

Integração de uma unidade hoteleira

Com um orçamento que ronda os dez milhões de euros, prevê-se que este equipamento esteja concluído em meados de 2010. Para já, o edil bragançano pretende incluir esta construção no orçamento do próximo ano, propor a obra a concurso para que, em 2008 e 2009, a edificação do complexo esteja a decorrer normalmente.
Jorge Nunes prevê que a construção do equipamento seja de investimento público, enquanto que, “a gestão do mesmo ainda não está definida”, informou o responsável.
O presidente da CMB adiantou, ainda, que, “está prevista a integração de uma unidade hoteleira e de uma piscina no Portanorte”. O objectivo é servir a população bragançana e os possíveis visitantes e utilizadores do complexo.