Ter, 18/12/2007 - 10:18
O secretário geral do PSD, Ribau Esteves, frisou que este congresso concretiza o compromisso de Luís Filipe Menezes durante o processo de candidatura à presidência do partido laranja, que assumiu a realização desta cerimónia na capital de distrito do Nordeste Transmontano.
Além disso, o responsável salientou que faz todo o sentido anunciar um programa destinado ao interior do País numa cidade transmontana. “Trata-se de um programa diferente das medidas paliativas que o Governo tem tomado nesta matéria”, sublinhou.
O objectivo dos social-democratas é “estancar” a desertificação desta faixa continental, através da implementação de políticas para promoverem o crescimento da economia.
“Vamos apresentar medidas de incentivos fiscais absolutamente radicais, fazendo uma análise comparativa com aquilo existe actualmente”, acrescenta Ribau Esteves.
Ao nível do desenvolvimento económico, o dirigente laranja refere que vão ser elaboradas propostas de reorientação dos fundos do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), para que as verbas sejam canalizadas para as regiões mais desfavorecidas.
Os transportes também fazem parte do programa do PSD, que promete fazer a redefinição da política neste sector, não só ao nível das infra-estruturas rodoviárias, mas, especialmente, ao nível do sector ferroviário.
PSD elabora programa de desenvolvimento económico que será apresentado a José Sócrates dentro de três meses
Ribau Esteves anunciou, ainda, que, no final dos próximos três meses de trabalho, vai ser apresentado um programa integrado de apoio à requalificação económica, de apoio à valorização dos recursos humanos e das cidades do interior de Portugal.
Este plano, que envolve múltiplos agentes locais, regionais e nacionais, vai ser recomendado ao Governo de José Sócrates e aplicado na totalidade, em 2009, se o PSD vencer as eleições.
Luís Filipe Menezes passou ainda pelo concelho de Mirandela, onde visitou a Casa do Menino Jesus de Pereira.


