Ter, 08/01/2008 - 10:22
Para tal, foi assinado um protocolo de cooperação entre o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a Sub-Região de Saúde de Bragança (SRSB), que vai permitir aos alunos do Mestrado em Exercício e Saúde efectuarem estágios práticos nas unidades de saúde da região.
Na óptica da coordenadora da SRSB, Berta Nunes, esta parceria representa uma mais valia para os cuidados de saúde primários, visto que será melhorado o atendimento aos utentes.
“Os profissionais de saúde já prescrevem exercício físico de uma forma genérica, mas o que nós pretendemos é que esta seja feita de uma forma mais individualizada e que haja um acompanhamento dos utentes”, acrescentou a responsável.
Desta forma, podem ser prevenidas ou melhoradas doenças cardiovasculares e patologias respiratórias, que são as principais causas de morte. “Há factores de risco, como a obesidade e o sedentarismo que podem ser corrigidos se nós conseguirmos alterar os estilos de vida da população”, salienta Berta Nunes.
Centros de saúde do distrito precisam de mais enfermeiros especialistas
Por isso, a prescrição de exercício físico é tão importante como a receita de um medicamento, uma vez que pode prevenir ou melhorar este tipo de doenças.
O IPB também beneficia com este protocolo, visto que os profissionais podem efectuar estágios práticos no âmbito do mestrado, o que lhes permite pôr em prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação académica.
Para já, as consultas ainda não têm data marcada, uma vez que o Mestrado em Exercício e Saúde aguarda a aprovação por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A cooperação entre IPB e a SRSB foi ainda reforçada com a assinatura de mais dois protocolos, que visam a implementação das especializações em Enfermagem de Saúde Comunitária e em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia.
“Temos falta de enfermeiros especialistas nos centros de saúde do distrito e estas são áreas fundamentais para os profissionais que já se encontram no terreno”, sublinha Berta Nunes.


