Profissões antigas combatem desertificação

PUB.

Ter, 28/06/2005 - 18:29


A requalificação de fachadas e edifícios antigos, a preservação dos usos e costumes e a recuperação de profissões tradicionais são os planos em curso para combater a desertificação nas Arribas do Douro, em pleno Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).

Este projecto-piloto, promovido pela Subcomissão Regional do Norte de Combate à Desertificação, foi apresentado na passada sexta-feira, em Bruçó, no concelho de Mogadouro, nas comemorações do Dia Mundial do Combate à Desertificação.
A iniciativa, que procura gerar riqueza no Interior Norte do País, abrange as freguesias de Bruçó, Vilarinho dos Galegos, Bemposta, Peredo de Bemposta, Urrós e Ventoselo, todas pertencentes ao município mogadourense.
Segundo Vítor Rêgo, um dos coordenadores do projecto, este plano procura criar condições para atrair à região forasteiros de diversos pontos do País.
O desenvolvimento do turismo, bem como a fixação de população no Mundo Rural também fazem parte dos objectivos deste projecto-piloto de combate à desertificação.
Os edifícios recuperados vão albergar o comércio tradicional. O mel, o pão centeio, o azeite, a azeitona, os enchidos e o queijo são os produtos que vão “aliciar os visitantes”.
Na óptica do responsável, esta é uma forma de “cativar as pessoas a fixarem-se nesta região”.
Para já, este projecto ainda está numa fase inicial, na qual estão a ser feitos contactos com as populações.

Criar pontos de
atracção turística

Contudo, o presidente da Comissão Directiva do PNDI, Vítor Baptista, garante já estão em curso protocolos com as autarquias, no sentido de dotar o parque de infra-estruturas.
“Estamos a criar uma rede de cais fluviais e já está em curso uma rede de miradouros e de parques de merendas, para criar pontos de atracção turística dentro da zona do parque”, salienta o responsável.
O dia do Combate à Desertificação foi comemorado com cerca de uma centena de crianças dos jardins-de-infância de Mogadouro, que realizaram várias actividades ligadas ao Mundo Rural.
Os mais pequenos passearam de burro, fizeram pinturas faciais com desenhos alusivos à temática, participaram numa acção interactiva com papel reciclado e encheram balões em forma de animais da região.
A animação esteve ao cargo de palhaços, que encarnaram a figura típica do pastor transmontano.