Produtos transmontanos em França

PUB.

Ter, 03/01/2006 - 15:28


A Feira de Produtos Regionais e Artesanato de Nanterre, em França, dedicada à promoção de diversas iguarias portuguesas, vai deixar de ser bianual para se realizar anualmente.

O sucesso alcançado na edição do ano passado levou a organização a repetir o evento já este ano. Entre 31 de Março e 2 de Abril, os produtos regionais de vários pontos do País vão estar representados em França por diversas entidades responsáveis pela promoção dos produtos locais.
Na primeira edição deste certame, que decorreu em 2003, marcaram presença, apenas, as autarquias de Torre de Moncorvo (Trás-os-Montes), Monção (Minho) e Serpa (Alentejo). Na edição seguinte juntaram-se à iniciativa os quatro concelhos da Terra Fria representados pela CoraNE – Associação para o Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, as Cooperativas de vinho e azeite de Valpaços e os municípios de Terras de Bouro e Montalegre.

Emigrantes acolhem iniciativa

Os vinhos, o fumeiro, o queijo e o artesanato, bem como outros produtos regionais característicos de diversos pontos do País, são as iguarias portuguesas que marcam presença na Feira de Nanterre.
Neste certame, os emigrantes portugueses podem comprar os produtos tradicionais do seu país natal, ao mesmo tempo que se dá a conhecer as especialidades portuguesas aos diferentes povos residentes em França.
O aumento do espaço é outra das novidades para a edição deste ano, pelo que a organização pretende abrir as portas a 15 entidades regionais.
Esta feira, organizada por duas associações portuguesas da cidade de Nanterre (a sete quilómetros de Paris), vai decorrer num local fechado, com diversos espaços de oito metros quadrados que são alugados aos municípios por 1.500 euros.
A organização deste evento garante, ainda, a estadia para três pessoas por stand em locais cedidos pela Câmara Municipal de Nanterre.
Esta iniciativa conta, ainda, com o apoio de algumas instituições privadas, entre as quais o Banco Português de Negócios.