À procura da alma gémea

PUB.

Ter, 26/09/2006 - 16:46


Há quem acredite que o encontro amoroso é algo de outro mundo; que são almas gémeas que finalmente se encontram; que são ditames dos astros ou que é simplesmente o resultado da vontade do destino.

Seja qual for a nossa crença, existem factores determinantes para que tudo aconteça de uma determinada maneira. Embora nada possa ser visto isoladamente com causas e efeitos racionais, eis alguns dos denominadores comuns no dito encontro de almas:
- Seja no amor à primeira vista ou não, é determinante, antes de tudo, que duas pessoas frequentem os mesmos sítios e que, nesse local certo, à hora certa, tenham algo de semelhante para partilhar.
- Embora a atracção sexual seja um peso pesado para que tudo aconteça, existem, frequentemente, outros factores que contribuem para a aproximação, sendo a partilha do mesmo meio social um pré requisito importante.
- Outro factor para que o coração bata mais forte é a cumplicidade sentimental. Gostarmos da inteligência, do humor e da simpatia da outra pessoa, que são meio caminho andado para que algo aconteça.
- A partilha de valores pessoais pode ser um elo de ligação. Se descobrimos que uma determinada pessoa tem os mesmos gostos, os mesmos valores e os mesmos sonhos, a aproximação é, sem dúvida, facilitada.
Outra forma de simpatizarmos mais com uma determinada pessoa é pressentir um historial comum no passado. Todos nós trazemos dentro de nós memórias, conscientes ou não, de provas de afecto, conforto e de carinho. Quando descobrimos na outra pessoa uma carga emocional semelhante, o caminho para a cumplicidade afectiva está trilhado...