Prioridade à ligação ao IP4

PUB.

Qua, 02/11/2005 - 14:39


A ligação de Vinhais ao IP4 é uma das bandeiras recém-empossado presidente da Câmara Municipal de Vinhais (CMV), Américo Pereira.

A modernização e embelezamento da sede de concelho, o incentivo à instalação de novas empresas e o apoio à actividade agrícola são outras das apostas do edil, que assumiu o cargo no passado sábado.
O auditório da Casa do Povo foi pequeno para receber a cerimónia de tomada de posse dos órgãos autárquicos, que decorreu na manhã do passado sábado. No mesmo dia, Américo Pereira anunciou melhores condições para o funcionamento da Assembleia Municipal, agora presidida pelo ex-ministro e actual administrador da Caixa Geral de Depósitos, Armando Vara.
“Tudo faremos para que a Assembleia Municipal seja totalmente independente da Câmara Municipal, pelo que disponibilizaremos instalações e recursos humanos adequados ao seu funcionamento”, revelou o novo presidente da CMV.
Quanto a projectos, Américo Pereira garantiu que o programa eleitoral distribuído durante a campanha “é para cumprir”, tendo por base “um relacionamento forte entre a Câmara e as Juntas de Freguesia”.

Novo ciclo político

Numa altura que se abre um novo ciclo político no concelho, o autarca diz que é preciso pôr de lado a trica política e fazer debates em nome do desenvolvimento. “Há armas que, durante a campanha, foram usadas por alguns candidatos que têm de ser enterradas bem fundo para não voltarem a ser usadas”, sustenta o edil.
Américo Pereira revelou que já renunciou à gerência das empresas a que estava ligado, tendo apresentado, também, um pedido de suspensão na Ordem dos Advogados.
Para abrir algumas portas nos corredores do poder de Lisboa, o autarca conta com a ajuda do recém-empossado presidente da Assembleia Municipal de Vinhais, Armando Vara, que realçou o trabalho das autarquias no desenvolvimento do País. “Portugal está melhor do que há 30 anos, fruto da vitória da Democracia e do poder autárquico”, destacou o responsável.
A tomada de posse culminou com um almoço-convívio que juntou os eleitos para a Câmara e Assembleia Municipal, presidentes de Juntas de Freguesia, entre familiares, entidades e convidados.