Primavera nas ruas de Bragança

PUB.

Ter, 06/06/2006 - 15:37


Cerca de 1800 crianças de 24 escolas do 1º Ciclo e Infantários da cidade de Bragança reuniram-se, na passada terça-feira, para darem cor e alegria a mais um Desfile de Primavera.

Vestidos de flores, plantas, animais ou encarnando figuras tradicionais da região, como os caretos e os pauliteiros, a pequenada animou as ruas do centro histórico, espalhando a magia da Primavera.
As profissões do Mundo Rural, nomeadamente os trabalhos desempenhados na lavoura, contrastaram com os trabalhos da cidade, onde os médicos, os dentistas e os enfermeiros tiveram lugar de destaque.
A água e a reciclagem do lixo também foram temas em foco no Desfile da Primavera, numa altura em que têm decorrido diversas acções de sensibilização junto dos mais pequenos para racionalizarem o consumo de água e separarem o lixo.
As crianças e os professores deram asas à imaginação, criando fatos e acessórios alusivos a diversas temáticas que se enquadravam na estação do ano comemorada: a Primavera.
Este ano, o percurso foi encurtado, para não se tornar cansativo, sobretudo, para as crianças mais pequenas. Após a concentração no largo da feira, miúdos e graúdos mostraram as suas vestes aos bragançanos, enquanto desfilavam, ao som de diversas músicas infantis, pelas principais ruas do centro da cidade.
Para as crianças, o desfile de Primavera representa um dia de muita alegria, onde mostram o trabalho que desenvolveram, em conjunto com os professores, ao longo do ano lectivo.
Os pais também não perdem esta iniciativa organizada pela Junta de Freguesia da Sé (JFS), para admirarem as vestes da pequenada.
Segundo o presidente da JFS, Paulo Xavier, o Desfile de Primavera é um grande emblema da cidade de Bragança, que proporciona muita alegria e satisfação aos mais pequenos.
“Hoje somos nós, mas amanhã são eles a decidir por nós. Por isso, temos que organizar eventos que lhe fiquem gravados na memória”, concluiu o autarca.