Prevenir o cancro da mama

PUB.

Ter, 17/05/2005 - 16:11


As mulheres do concelho de Bragança, com idades entre os 45 e os 69 anos, podem fazer o rastreio do Cancro da Mama na Unidade Móvel de Rastreio (UMR) que se encontra no Centro de Saúde desta capital de distrito.

Esta iniciativa, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, aposta na prevenção desta doença, que afecta uma em cada dez portuguesas.
Para sensibilizar as mulheres do Nordeste Transmontano a cuidarem da sua saúde e a fazerem exames periódicos, com vista à prevenção do cancro da mama, o Centro de Saúde de Bragança está a apoiar o Programa de Rastreio de Cancro da Mama por Mamografia, que está a percorrer o País desde o mês de Fevereiro.
O rastreio é gratuito para todas as mulheres. Para além da realização de mamografias, esta acção de prevenção aposta, também, no ensino do auto-exame do seio, a melhor forma de evitar o cancro da mama.
Como o rastreio é a única forma de prevenção, visto que permite detectar os cancros em fase inicial, a directora do Centro de Saúde de Bragança, alerta todas as mulheres que se encontrem nesta faixa etária, para a importância da realização do rastreio.
A UMR vai marcar presença em Bragança até ao final do mês de Junho.