class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167616 node-type-noticia">

            

Presépio animado pelas ruas de Vinhais

Ter, 18/12/2007 - 10:37


Como num quadro histórico, em que a principal personagem é a figura de Maria, mãe de Jesus, Vinhais acolheu, na passada quinta-feira, a representação teatral de Natal, que envolveu cerca de 20 alunos dos 11º e 12º anos e docentes da Escola Secundária D. Afonso III.

Integrada na disciplina Área de Projecto, esta iniciativa partiu de uma turma de 12º ano, que sugeriu o Natal como tema para a actividade a realizar. “Apostámos nesta época, porque as pessoas têm esquecido o valor do Natal”, explicou Patrícia Canteiro, aluna do 12 º ano.
Desde que começou a ser pensado, no início do ano lectivo, os estudantes têm contado com o apoio dos docentes, bem como da Câmara Municipal de Vinhais (CMV) e da Junta de Freguesia da vila, que cedeu as roupas. “Há bastante tempo que estamos a trabalhar nisto, pois requer muito trabalho e gostaríamos que muitas pessoas de cá nos vissem, pois é muito bom termos o apoio da gente da nossa terra”, acrescentou a estudante.
A representação teatral começou em frente à CMV, com o “episódio” da Anunciação, e prolongou-se até à zona histórica de Vinhais, onde decorreu a celebração e festa de casamento e o presépio.
Paula Barreira, docente daquele estabelecimento, espera, ainda, que este evento se venha a repetir já no próximo dia 7 de Janeiro, à noite. “É o período mais indicado, pois a representação fica mais bonita”, acrescentou a professora.