Ter, 21/03/2006 - 15:09
Este programa foi implementado no início deste ano e é composto por sessões educacionais teóricas e práticas, onde as futuras mães fazem exercícios respiratórios e de relaxamento, como forma de preparação para um parto mais confortável.
Esta preparação, levada a cabo através do método psicoprofilático, tem, ainda, em vista a diminuição do medo e da ansiedade, tanto da grávida como do casal.
Até ao momento já frequentaram estas sessões 64 grávidas, sendo que doze delas já deram à luz.
Todas as mulheres, a partir do segundo trimestre de gravidez, podem participar nesta iniciativa, promovida pela Sub-Região de Saúde de Bragança. Para isso, só é preciso efectuarem uma inscrição no Centro de Saúde da sua área de residência.
No futuro, a Sub-região de Saúde vai implementar uma consulta domiciliária nos primeiros dias após o parto, para ajudar as mães e os pais a cuidarem melhor dos seus bebés.
Entre os conselhos que vão ser dados pelos profissionais de saúde destaca-se o incentivo ao aleitamento materno, bem como a sensibilização para a protecção da saúde dos recém-nascidos.
As mães vão contar, ainda, com apoio telefónico permanente da parte da enfermeira especialista responsável pelo programa, durante a gravidez e após o parto.