Ter, 14/02/2006 - 16:22
As alterações à ementa estão a cargo de Leonel Pereira, chefe de cozinha das Pousadas de Portugal, que na passada terça-feira esteve em Bragança para promover uma acção de degustação das novas iguarias.
Aliando os produtos tradicionais à inovação e confecção de excelência, Leonel Pereira brindou os convidados com um couvert composto por “Sortido de camarão com aroma a caril e geleia de moscatel de Favaios”, “Chouriço doce de Vinhais com maçã caramelizada”, “Escabeche de carapaus em pão centeio e marmelada caseira” e “Mini espeto de salmão no pão de alecrim e zeste de limão”.
Nos pratos de peixe e bacalhau, a escolha do chefe recaiu sobre “Filetes de truta do Tuela recheados com Migas de grelos e camarão” e “Bacalhau abafado sobre batata, cebola, colorau, molho de azeitona negrinha”.
Já na categoria de Carnes/Aves, as honras da Pousada de S. Bartolomeu ficaram a cargo de “Codorniz desossada recheada com Alheira de Vinhais (IGP), puré de batata, misto de cogumelos silvestres”, “Naco de leitão cozinhado em baixa temperatura (12 h a 70º) e “Sobre salada de laranja azeitada e puré de castanhas”.
Mas as iguarias não se ficaram por aqui. A fechar, o “Cachaço de bísaro (DOP) estufado, acompanhado com casulas salteadas e molho leve de rancho” mostrou que este novo produto certificado vem dar mais um impulso à gastronomia transmontana.
A sobremesa foi composta de “Bombom de chocolate com gelado de baunilha e molho de framboesas”, numa combinação perfeita entre quente e frio. Diga-se, aliás, que o conjunto de pratos estava irrepreensível pois, segundo Leonel Pereira, foram criados no sentido de “proporcionar momentos de verdadeiro prazer, valorizando, sempre, os produtos da região”.
A ideia, de acordo com o chefe de cozinha, é alargar a oferta gastronómica, sem prejuízo para os pratos emblemáticos da Pousada de S. Bartolomeu, casos do cabrito e do javali.