Portugal e Espanha unidos pelo Douro

PUB.

Qua, 27/04/2005 - 16:26


As regiões do Norte de Portugal e de Castela e Leão vão fazer uma “candidatura conjunta” de investimentos com impacto transfronteiriço, com vista ao desenvolvimento sócio-económico do Vale do Douro.

Esta decisão foi acordada entre o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), João Moura de Sá, e o presidente do governo regional de Castela e Leão, Juan Vicente Herrera, no encontro realizado na passada terça-feira, em Valladolid, Espanha.
A iniciativa vai definir um “pacote conjunto” de investimentos concretos para as áreas prioritárias do Vale do Douro, que vão estar concluídos durante o primeiro trimestre do próximo ano. Posteriormente, estes projectos vão ser candidatados ao apoio dos fundos da União Europeia.

Traçar prioridades

A união entre portugueses e espanhóis teve como base um conjunto de documentos estratégicos, que existem dos dois lados da fronteira, nomeadamente o Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro, o Plano Regional de Ordenamento do Território do Douro e o plano “Cúpulas del Duero”.
Segundo o presidente da CCDR-N, estes planos “ asseguram um importante conhecimento para o desenvolvimento sócio-económico do património comum do Douro”.
Durante o encontro também ficou vincada a intenção de realizar um levantamento das oportunidades de desenvolvimento empresarial na zona de fronteira das duas regiões, através da captação de novos investimentos. Para tal, a iniciativa deve envolver os responsáveis regionais pela economia, as associações empresariais, as câmaras municipais, bem como outros agentes relevantes para as questões do desenvolvimento.
Na óptica de João Moura de Sá “ esta concentração de esforços, entre regiões vizinhas, é uma oportunidade única para capitalizar recursos de desenvolvimento em territórios economicamente deprimidos”.
Este projecto vai continuar a ser debatido entre os presidentes da CCDR-N e da Junta de Castela e Leão, num encontro que vai ter lugar no mês de Junho.