Porco é rei em Boticas

PUB.

Ter, 30/01/2007 - 16:44


Começa na próxima sexta-feira a 9ª edição da Feira Gastronómica do Porco, um certame tradicional de Boticas, que irá decorrer até domingo.

A Feira, organizada pela Câmara Municipal de Boticas, em parceria com a Cooperativa Agrícola local, procura contribuir para a defesa dos interesses do mundo rural barrosão, valorizando os produtos da agricultura e da pecuária e tirando partido do turismo gastronómico.
Com a dimensão que atingiu ao longo dos anos, o evento tem grande importância para a economia local, sobretudo para aqueles que continuam a criar o porco e a fazer os enchidos de forma tradicional, encontrando nesta feira boas oportunidades de negócio.
Tendo em conta a crescente procura do fumeiro do Barroso, a organização prevê 35 mil visitantes, provenientes de diferentes pontos do País e, até, da vizinha Espanha.
Este ano, à semelhança dos anos anteriores, vão participar 60 expositores de fumeiro e 15 de artesanato regional, prevendo-se um volume de negócios superior a 300 mil euros, resultantes da venda de cerca de 25 toneladas de fumeiro.

Restaurantes oferecem ementas recheadas de pratos à base de carne de porco, confeccionados à moda antiga

As “tasquinhas”, que já têm fama na feira, voltam a ocupar o lugar central, esperando verdadeiras enchentes à hora das refeições.
Os restaurantes do concelho, por seu lado, também se associam à iniciativa, disponibilizando uma ementa recheada de pratos à base da carne de porco.
As ementas apostam na qualidade dos pratos regionais, que são confeccionados à moda antiga.
Durante três dias, os visitantes vão poder provar verdadeiras especialidades gastronómicas, como o arroz de costelas e chouriça, o cozido à barrosã, o caldo barrosão, os rojões no pote, as costelas de vinho e alho e a feijoada barrosã.
O cartaz da feira conta, ainda, com muita animação, que vai estar a cargo dos grupos folclóricos oriundos de diversos pontos do País.
A chega de bois é, igualmente, um ponto alto do certame, visto que atrai romarias às terras do Barroso.
No sábado, D. Ximenes Belo vai deslocar-se a Boticas para participar na Confraria Gastronómica da Carne Barrosã.