class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166122 node-type-noticia">

            

Planalto Mirandês ganha DOC

Ter, 08/05/2007 - 10:15


No âmbito do seu 25º aniversário, o Museu da Terra de Miranda (MTM), em colaboração com a marca vitivinícola José Preto, lançam o primeiro vinho com a classificação de Denominação de Origem Controlada (DOC) do Planalto Mirandês. A gastronomia e vinho assumem, nesta região, uma grande importância, pelo que o MTM decidiu avançar com uma edição limitada de um néctar que se tem revelado de excelente qualidade.

A escolha recaiu sobre José Preto, devido ao valor da marca e como reconhecimento pelo crescimento e qualificação contínuos, a partir da aposta no refinamento de castas, produção e maturação.
Recorde-se que este vitivinicultor foi o primeiro de Sendim (Miranda do Douro) a produzir sob a classificação de Vinho de Qualidade Produzido em Região Determinada.
Fabricada em pequena quantidade, a colheita de 2005 preserva as qualidades das castas nacionais seleccionadas e adaptadas às características típicas das Arribas do Douro.
O vinho José Preto será, assim, apresentado no próximo dia 18, no âmbito das actividades que assinalam o Dia Internacional dos Museus.