Pintar o Verde com Letras

PUB.

Ter, 19/09/2006 - 15:36


Pintar o Verde com Letras é o novo projecto literário da delegação regional da Cultura do Norte, no âmbito do programa Territórios Ibéricos II, financiado pelo programa comunitário INTERREG III A.

O projecto assenta na criação de histórias (contos ou poesia) infanto-juvenis por parte de escritores e ilustradores.
As crianças do 1º e 2º ciclo participarão activamente na construção das estórias, promovendo a educação ambiental, a fauna, a flora e a preservação da cultura. O enredo passa-se em algumas zonas classificadas da região norte, tais como Alto Douro Vinhateiro, Parque Arqueológico do Côa, Parques Naturais do Alvão, Montesinho e Douro Internacional, bem como no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O escritor A. M. Pires Cabral, recentemente galardoado com o prémio D. Diniz, e o ilustrador Paulo Araújo já entraram, nos dias 15 e 16 de Setembro, na aventura do Parque Natural de Montesinho. O escritor e ilustrador confessaram que já tem a estória arquitectada, faltando, somente, um último contacto com as crianças do agrupamento de escolas Augusto Moreno e um aperto de mãos com a cultura, fauna e flora de Montesinho.
Outros escritores e ilustradores como: Eugénio Roda / Gémeo Luís, Anabela Mimosa / João Caetano, Valter Hugo Mãe / Cristina Valadas, Manuel Jorge Marmelo / Miguel Machado e António Mota / Elsa Navarro darão quadros verdes às restantes áreas classificadas.