PICOTE requalifica património

PUB.

Ter, 11/10/2005 - 15:22


A Fraugua – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote está a desenvolver um projecto para a reabilitação do núcleo histórico da aldeia. Este plano está integrado no Núcleo Rural das Arribas do Douro, do qual também fazem parte a vila de Sendim e as aldeias de Teixeira e Atenor.

De acordo com o presidente da Fraugua, Jorge Lourenço, este projecto já foi pensado há três anos, mas só agora teve luz verde.
Recorde-se que o Núcleo Rural das Arribas do Douro foi aprovado em Janeiro deste ano, pelo que se aguarda a aprovação de projectos através da medida Agris, do Ministério da Agricultura, para o início dos trabalhos de requalificação nestas freguesias.
Na aldeia de Picote, o investimento público vai rondar os 250 mil euros, aos quais se vão juntar mais 50 mil euros de privados. Na óptica dos responsáveis este é um valor significativo para aquela localidade.

Revitalizar centro histórico

A Fraugua decidiu convidar a Junta de Freguesia de Picote, bem como todos os privados da freguesia para integrar o projecto. A recuperação de fachadas e casas integradas na arquitectura mirandesa são os principais desafios propostos aos investidores privados.
Já a recuperação de fontes e a requalificação de uma linha de água que passa no meio da aldeia faz parte dos investimentos públicos que estão previstos para a aldeia. A seca verificada este ano foi uma lição, pelo que os responsáveis consideram imprescindível aproveitar os recursos hídricos da aldeia. “Para além da recuperação das fontes e da linha de água também pretendemos construir pequenas charcas e represas para o armazenamento de água”, acrescentou Jorge Lourenço.
A substituição da iluminação pública da aldeia é outra das propostas, tal como a recuperação dos arruamentos da aldeia.

Construir Eco-Museu

O projecto contempla, ainda, a requalificação de uma casa para a instalação de um eco - museu, bem como a recuperação da sede da Fraugua e uma intervenção num castro que se encontra perto da localidade.
No âmbito deste plano de acção também se pretende classificar o actual núcleo histórico da aldeia que assenta num antigo povoado romano e encontrar investigadores que queiram estudar a aldeia.
Após a conclusão das obras, a CoraNE- Associação para o Desenvolvimento dos concelhos da Raia Nordestina vai proceder à sinalização das áreas de interesse turísticos e à indicação de percursos que podem ser trilhados pelos visitantes.
Para já, o projecto está parado porque ainda não foram desbloqueadas as verbas da medida Agris, que vai custear as obras.